Adsense

terça-feira, 22 de abril de 2008

INACEITÁVEL

Enquanto cidadão e enquanto docente não posso aceitar que a inauguração de um estabelecimento de ensino sirva para uma intervenção de carácter partidário. Se eu fosse director ou professor daquela escola tinha imediatamente abandonado a sessão inaugural da Escola Básica do 1º Ciclo da Ribeira Brava. É inaceitável, independentemente de quem estiver no governo, o aproveitamento de um momento público para falar dos problemas internos, neste caso, do PSD, e da atitude que o futuro líder partidário deverá seguir no que concerne às eleições legislativas nacionais de 2009. O partido tem órgãos e sede própria e é aí o local para debater e anunciar estratégias. Nunca a escola e nunca no decorrer de uma inauguração de um estabelecimento de ensino. Isso configura uma falta de respeito pela instituição e pelas pessoas que tenham posicionamentos partidários diferentes. Se havia alguma dúvida sobre onde termina o partido e começa o governo, ou vice-versa, essa dúvida, ontem, ficou completamente esclarecida.
E tanto que havia para falar sobre educação. Lamentavelmente, o que foi dito pelo Senhor Presidente do Governo Regional em matéria de política educativa foi muito pouco ou nada. Era importante que se referisse a questões tão simples quanto estas: o modelo de autonomia, gestão e administração, a questão da avaliação do desempenho, a prova pública de acesso ao 6º escalão da carreira docente, a contagem do tempo de serviço para efeitos de reposicionamento salarial, enfim, matérias importantes e politicamente adequadas ao momento. Mais, ao contrário de falar de "plano de operações", "armada", "contra-ataque", "ataque feroz", levar o adversário a "perder a cabeça", tudo considerações muito pouco educativas para aquela cerimónia inaugural, o Senhor Presidente devia, sim, abordar questões importantes sobre o combate à indisciplina e violência no espaço escolar, a necessidade de boa preparação cívica e do fomento do estudo no sentido da preparação desta geração para os desafios que aí estão ao virar da esquina.
Como docente, estou desolado.

1 comentário:

MMV disse...

É importante para o futuro do país falar do PSD! Quando o Alberto fala dos socialistas está a dar protagonismo e etc aos socialistas... Então é como se fosse membro do PS?