Adsense

segunda-feira, 14 de abril de 2008

PARLAMENTO JOVEM - PARA QUÊ?

Está em curso a primeira fase do Parlamento dos Jovens. O objectivo desta iniciativa, segundo julgo saber, é o de envolver os jovens na política, facultando-lhes conhecimentos sobre o funcionamento da democracia.
Porém, com os sinais que, diariamente, lhes entram casa adentro, com a designação de "bando de loucos" aos 47 deputados que constituem o Parlamento Madeirense, pergunta-se, para quê tanto esforço dos professores se a imagem que passa e fica é a da ofensa à honorabilidade dos Deputados e sobretudo do primeiro órgão de governo próprio?
No actual contexto, pergunto, haverá lição de democracia que resista à força de um sistema que esmaga a própria democracia? Duvido. A formação política obviamente que deve começar na escola, incutindo princípios e valores, desenvolvendo posturas de pensamento mas, simultaneamente, de tolerância e aceitação dos outros. Só que, a constatação prática é que os meninos são trabalhados para uma sessão e não para a vida em democracia; são preparados para colocar questões naquela sessão (elaboradas nas aulas, certamente, ou trazidas de casa) mas, logo a seguir, hibernam por ausência de uma consolidada formação. Veja-se, por exemplo, o comportamento dos alunos da Universidade da Madeira. Eles não são conhecidos pela sua capacidade de irreverência e de debate democrático sobre questões sérias que os deve preocupar relativamente ao futuro. São conhecidos por um rali de tascas! Quando assim é, que sementeira de valores democráticos está a ser feita?
Tanto Parlamento Jovem e tanto silêncio!!!

1 comentário:

MMV disse...

hibernam por ausência de uma consolidada formação. Veja-se, por exemplo, o comportamento dos alunos da Universidade da Madeira. Eles não são conhecidos pela sua capacidade de irreverência e de debate democrático sobre questões sérias que os deve preocupar relativamente ao futuro. São conhecidos por um rali de tascas! Quando assim é, que sementeira de valores democráticos está a ser feita?

Ainda bem que não estudo na UMa, tenho vergonha que a minha terra tenha uma Universidade tão má!

Quanto aos jovens... Não se preocupe Sr. deputado, os verdadeiros políticos madeirenses não se formam na Madeira, pelo menos na Universidade!