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segunda-feira, 19 de maio de 2008

CURSOS VISANDO A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

Ao ponto que se chegou. O INA (Instituto Nacional de Administração) está a promover cursos de 16 horas (dois dias), ao preço de € 200,00 professor. De acordo com o que li, são os seguintes os objectivos:

"Analisar e discutir sobre a avaliação do desempenho, os seus contornos, suas vantagens e dificuldades. Enquadrar a avaliação do desempenho dos docentes dentro dos contornos da presente legislação. Treinar a montagem de um sistema de avaliação do desempenho, incluindo a definição de objectivos, de forma prática e clara, obedecendo aos requisitos definidos superiormente. Analisar os vários níveis da avaliação do desempenho e o que pode diferenciar cada um desses níveis. Debater sobre a objectividade num modelo de avaliação do desempenho. Desenvolver um modelo de avaliação do desempenho que suporte o Estatuto da Carreira Docente e dê respostas concretas ao modelo proposto superiormente e que sirva de suporte ao desenvolvimento das competências necessárias ao sucesso na função".

Relativamente ao programa do curso, pode ler-se no respectivo sítio da Internet: http://www.ina.pt/

"A atitude e a mudança comportamental. Medir o quê e para quê. O desenvolvimento intra e interpessoal, presentes na performance do professor. Para desenvolver há que gerir e para gerir há que medir - Medir o quê e como. Princípios orientadores dos diplomas que regulamentam a avaliação de desempenho. Princípios da avaliação de desempenho. Os mecanismos indispensáveis à aplicação do novo sistema de avaliação de desempenho do pessoal docente. Planeamento das actividades de avaliação. Fixação dos objectivos individuais. Gestão por objectivos. O que são objectivos. Avaliação pelo exercício da actividade lectiva. As dimensões da avaliação do desempenhoa: a) Vertente profissional e ética; b) Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; c) Participação na escola e relação com a comunidade escolar; d) Desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida. A interconexão entre objectivos, competências, atitudes. As 4 dimensões do Estatuto da Carreira Docente. A observação e as evidências. Periodicidade. Instrumentos de registo. Os intervenientes da avaliação e como cada uma das partes pode participar na avaliação global do professor. As dificuldades na medição. As competências e os modelos de gestão por competências. A interacção em sala e as várias funções do professor. Processo de avaliação. A auto-avaliação e os seus parâmetros. As diferenças de níveis de cada um dos parâmetros da avaliação. Instrumentos de avaliação. Fichas de avaliação. A entrevista de avaliação. A Preparação da entrevista de avaliação. A negociação da avaliação. O Acordo e o plano de desenvolvimento individual. Sistema de classificação. Entrevista de avaliação. Casos Especiais. Recomendações do Conselho Científico quanto à avaliação de professores".
Isto é o que se pode designar por caminho seguro para a criação do PROFESSOR-BUROCRATA. Planear aulas, leccionar, acompanhar o desempenho, manter uma estreita relação entre a escola e a família, participar, activamente, no Projecto Educativo da Escola, bom, isso é treta. O que interessa é, em primeiro lugar, a carreira do professor e, depois, a do aluno. Daí a necessidade de acautelar o futuro, estudando a melhor forma de não ser surpreendido pela avaliação. Precaver-se custa € 200,00, fora outras despesas (deslocações e estada), valor que corresponde a cerca de 25% do vencimento líquido de um professor licenciado em período probatório. E aqui vamos!

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