Adsense

segunda-feira, 19 de maio de 2008

FALAR DE ASSUNTOS QUE NÃO SE DOMINA

Eu que tenho formação nesta área do conhecimento não me atrevo a comentar as opções técnicas, quanto mais as tácticas, de quem lidera um qualquer processo de condução de uma equipa. Mas o Presidente do Governo, Licenciado em Direito, arroga-se no direito de comentar assuntos que não sabe. De resto, já não é a primeira vez. Há dias disparou a propósito da classificação do Marítimo: "(...) teve a oportunidade de conquistar um terceiro lugar” (...) “houve alguns jogos que correram mal por decisões tácticas erradas”.
Ora bem, não sei qual é a formação académica do actual treinador do Marítimo. Presumo que terá sido contratado, primeiro pelo conhecimento e, depois, pelo currículo. Ou pelos dois aspectos em simultâneo. Uma coisa é certa: o processo de treino é científico e só dele deve falar quem tem formação. Eu, pelo menos, não me atrevo a discutir uma matéria da área da medicina, da engenharia, da arquitectura ou do direito. Tenho cuidado nessas abordagens. Aliás, neste momento, nem de treino falo apesar de me ter envolvido mais de vinte anos e de ter realizado sistemáticos processos de actualização de conhecimentos em vários países. Estudei muito e, hoje, passados quinze anos de afastamento, entendo que não devo falar de assuntos para os quais já perdi o combóio (intencionalmente). Isto significa que o Dr. Jardim pode, efectivamente, dizer... foi pena, podíamos ter chegado ao terceiro lugar! Mas daí sublinhar que as coisas decorreram mal por razões tácticas, pressupõe saber da matéria, isto é, ter aprofundado conhecimento, entre muitos outros, dos fundamentos biológicos do treino e da complexidade do acto táctico. Quem produz declarações daquele tipo tem obrigação de dominar os fundamentos da periodização do treino desportivo (curva de forma, fadiga e desempenho competitivo), de metodologia do treino e respectivas adaptações metabólicas, conhecer os factores do treino (resistência, força, velocidade, flexibilidade), ter conhecimento do objectivo e natureza do comportamento táctico. Se não tem o melhor é estar calado.
Mas, enfim, há quem saiba de tudo. Então, de futebol...

Sem comentários: