Adsense

terça-feira, 24 de junho de 2008

A MUGABIZAÇÃO DO PAÍS

Não me apercebi se foi ou não uma comparação directa aos comportamentos políticos do sanguinário Robert Mugabe. Mas quando o Presidente do Governo Regional da Madeira fala da mugabização do país, a leitura política, evidentemente, só pode ser interpretada como um ataque a quem tem responsabilidades governativas nacionais, isto é, ao Primeiro-Ministro Engº José Sócrates.
Toda a Madeira, aliás, todo o País, conhece o estilo truculento do presidente do governo regional, mas é tempo de parar. Por um lado, pelo péssimo exemplo que continua a dar e que influencia os comportamentos dos governados, por outro, porque está a manter, propositadamente, uma guerra com um Primeiro-Ministro que, goste ou não, terá de o considerar, no mínimo, até ao próximo acto eleitoral. Ademais, há outras formas de combate político, de demonstrar repúdio pelas políticas, sem entrar no domínio do achincalhamento e da mais miserável ofensa pessoal. Quem assim, recorrentemente, se comporta é porque não tem argumentos. Na ausência deles emerge a atitude inconveniente e mal educada como pressuposto intimidatório.
Ora bem, que diriam os militantes e simpatizantes do PSD se, alguém, da oposição política regional, caracterizasse o Presidente do Governo Regional de Mugabe das Ilhas? Cairia o Carmo e a Trindade.
E tudo isto porque está em causa o Jornal da Madeira e a lei que virá corrigir os financiamentos públicos ilícitos a um órgão de comunicação social que distorce a leis do mercado e, tão grave quanto isso, é pago com o dinheiro de todos para fazer a propaganda de um partido.

Sem comentários: