Adsense

segunda-feira, 16 de junho de 2008

REVISTA DE IMPRENSA 16.06.08

Manuela Ferreira Leite entra no PSD a retirar "votos" ao PS (Jornal de Negócios)
José Sócrates é o líder partidário em quem os portugueses mais confiam para desempenhar o cargo de primeiro-ministro, apesar da contestação social que grassa no País. Isto de acordo uma sondagem CM - Aximage realizada entre os dias 7 e 9 do corrente, que coincidem com o fim da paralisação dos pescadores e o início do bloqueio dos camionistas. À pergunta "em qual dos dois líderes tem mais confiança para primeiro-ministro?" 37,9% respondeu José Sócrates e 33,3% Manuela Ferreira Leite. A diferença entre o primeiro-ministro e a líder do PSD (4,6 pontos percentuais) é praticamente a mesma que separa o PS do PSD na intenção de voto legislativo: 35,2% contra 30,3%.
União Europeia disposta a avançar sem Dublin (Diário Económico)
O sonho europeu (Diário Económico)
Depois da estrondosa vitória do 'Não' no referendo irlandês ao Tratado de Lisboa, os líderes europeus estão a pressionar o Governo irlandês a decidir esta semana se quer repetir referendo a um Tratado de Lisboa 'adaptado' à Irlanda ou ficar para trás, ancorado ao actual Tratado de Nice (num modelo conhecido por 26+1). Em Dublin, o Executivo não parece inclinado repetir o referendo, abrindo caminho à exclusão da Irlanda do novo quadro institucional introduzido com o Tratado de Lisboa, embora dentro da União Europeia.
Aumento de salários e pensões (Diário de Noticias)
O líder do PCP disse ontem que os valores médios das pensões são "um libelo acusatório a todos os Governos dos últimos anos". Na Arrentela, Jerónimo de Sousa defendeu a valorização dos salários e reformas, descontos para os idosos nos transportes públicos e a comparticipação a 100% nos medicamentos para doenças crónicas.
Economia / Finanças
"Nas reformas estruturais era possível fazer mais" ( Diário Económico)
Entrevista a Teodora Cardoso Economista. "A conjuntura este ano não é favorável", frisa Teodora Cardoso. Mas há que aproveitar as oportunidades "sem ficar à espera do Governo ou de Bruxelas". A nova administradora do Banco de Portugal defende o fim da lógica de protecção de sectores ditos essenciais e lembra que a rigidez de "direitos" é um obstáculo à iniciativa à inovação de que o país precisa. A política fiscal é o instrumento, na sua opinião, para compensar desigualdades.
Falta visão estratégia (Diário Económico)
Artigo de Opinião de Jorge Queiroz Macroeconomista. São múltiplos os factores responsáveis pela fragilidade da nossa Economia, mergulhada numa crise há mais de 7 anos. Contudo existe um denominador comum: A falta de uma visão estratégica. Com efeito nenhum dos sucessivos governos constitucionais foi capaz de identificar e definir um "objectivo" para Portugal.
Código do Trabalho
Tensões internas analisadas na reunião de hoje (Diário de Notícias)
Se dentro da CGTP, as várias correntes ideológicas se mantém bastante unidas do ponto de vista político - com uma grande convergência no que toca ao Código do Trabalho -, o mesmo já não se pode dizer quanto ao funcionamento interno da confederação sindical.
CGTP fora do acordo no Código do Trabalho (Diário Notícias)
Na semana em que o Governo deverá apresentar a segunda e última proposta de orientações gerais para a revisão do Código do Trabalho, é já um dado adquirido par a todos os envolvidos no processo que a CGTP ficará fora do acordo na concertação social.
Administração Pública
Contratos de tarefa e avença no Estado têm regras mais apertadas (Diário Económico)
A celebração de contratos de tarefa e avença no Estado com pessoas singulares só será autorizada pelo Governo quando as prestações de serviço contemplem trabalhos que se concluam no prazo de 20 dias a contar da data da adjudicação e desde que se prove a impossibilidade de contratar pessoas colectivas para o mesmo trabalho.
Educação
Nova polémica no acesso à universidade (Diário Económico)
As classificações dos exames, que resultem de melhorias de nota conseguidas na 2ª fase, não podem ser utilizadas como provas de ingresso na 1ª fase de candidaturas ao ensino superior. O presidente da Comissão Nacional de Acesso, Meira Soares, esclareceu ao Diário Económico que as melhorias conseguidas só poderão ser contabilizadas para efeitos da média para concluir o ensino secundário e nunca como provas de acesso.
Saúde
Primeiro banco público (Diário Económico)
A ministra da Saúde anunciou que o Primeiro banco público de gâmetas deverá entrar em funcionamento ainda este ano, garantindo igualmente que durante o segundo semestre o Estado avançará com as novas comparticipações dos tratamentos de infertilidade.

Sem comentários: