Adsense

terça-feira, 17 de junho de 2008

REVISTA DE IMPRENSA 17.06.08

Governo
Sócrates tenta salvar Tratado (Diário de Notícias)
Democracia sem povo (Jornal de Noticias)
Sobe & Desce (Público)
E a Irlanda disse "não", "não", "não"... (Público)
Os ministros dos 27 reuniram-se ontem, no Luxemburgo, para discutir o que fazer a seguir ao 'não irlandês ao tratado. Quinta e sexta-feira é a vez de os líderes da UE decidirem e José Sócrates tenciona apresentar propostas.
PS organiza 'frente a frente' sindical (Diário de Notícias) O painel dá pelo título "A actualidade do sindicalismo", os dois oradores são nem mais que o líder da CGTP, Carvalho da Silva, e da UGT, João Proença. Um debate que vai acontecer... pela mão do PS, mais precisamente da federação socialista de Setúbal, que este ano volta a organizar a "Universidade de Verão", um ciclo de conferências, ao longo de dois dias.
Ferreira Leite entre o núcleo duro e a necessidade de pontes (Diário de Noticias)
Manuela Ferreira Leite vai cortar com o menezismo no congresso que arranca esta sexta-feira, em Guimarães.
Economia / Finanças
Bruxelas quer explicações sobre o IVA (Jornal de Notícias)
Bruxelas quer que Lisboa explique as medidas que vai tomar para cumprir a sentença do Tribunal de Justiça Europeu de aumentar de 5 para 20% o IVA das portagens das pontes sobre o Tejo. A Comissão Europeia vai enviar uma carta dando dois meses às autoridades portuguesas para responder ao pedido de informações, de acordo com a Lusa.
Buzinão em mais de 70 locais do país (Jornal de Notícias)
Protesto a Norte contra portagens (Jornal de Notícias)
Depois de pescadores e camionistas, é a vez de automobilistas mostrarem descontentamento com a subida dos combustíveis.
A demagogia sai à rua (Jornal de Noticias)
O poder não pode cair na estrada! (Jornal de Notícias)
Artigo de Opinião de José Leite Pereira. De todas as pessoas afectas ao Governo e com responsabilidades específicas com quem falei nos últimos dias, não encontrei uma só que não fizesse questão de elogiar o facto de o Governo ter conseguido resolver a crise dos camionistas sem o recurso à força.
Educação
TERMÓMETRO (Jornal de Notícias)
400 milhões para tecnologia (Jornal de Notícias)
Ambição não falta a José Sócrates quando fala do Plano Tecnológico da Educação. Se tudo correr como Sócrates promete e prevê, a escola pública entrará no futuro já em 2010, à custa de um investimento de 400 milhões de Euros, que beneficiará 1200 escolas públicas, possivelmente muito à frente de alguns parceiros da UE
Saúde
Bloco aponta falhas nos hospitais (Jornal de Notícias)
Falta de médicos, longas esperas nas urgências e morosidade na marcação de consultas em várias especialidades. Um cenário que o deputado do Bloco de Esquerda, João Semedo, constatou, ontem, nos hospitais de Braga e Barcelos.
Justiça
Procurador entrega projecto esta semana (Diário de Notícias)
A Procuradoria-geral da República vai concluir até final da semana um projecto de diploma com soluções que impeçam a adopção de crianças por parte de pedófilos.
Freitas do Amaral sai da corrida a provedor (Diário de Notícias)
Continua num impasse a escolha pelo PS e pelo PSD do sucessor de Nascimento Rodrigues na Provedoria de Justiça. Freitas do Amaral, o mais forte candidato, retirou-se da corrida, alegando motivos pessoais e familiares.

Sem comentários: