Adsense

sexta-feira, 20 de junho de 2008

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO NOVAMENTE OFFSIDE

O Secretário Regional da Educação parece que não aprende com o descontentamento dos professores. Ele e a sua triste equipa continua a fugir ao debate dos assuntos, à negociação com os parceiros sociais, estes sim, legítimos representantes da classe docente. Pior ainda, esquece-se que existe uma Assembleia Legislativa na qual funciona uma Comissão de Educação. Tal como aconteceu com o Estatuto da Carreira Docente, onde foi clara a sua intenção de não NEGOCIAR com os sindicatos, agora, com a regulamentação que deriva do Estatuto, na qual se inclui a avaliação de desempenho, o mesmo filme está a acontecer, deixando de lado a imprescindível e abalizada voz daqueles que representam a classe profissional.
Esta situação apenas espelha, por um lado, medo em debater os assuntos sérios e polémicos, por outro, uma total insegurança nas convicções que o anima. Tão importante quanto isto, a sua atitude de menosprezo por aqueles que se designam por "parceiros sociais" espelha uma nítida ausência de sentido democrático. Os professores deverão ficar atentos.
Aliás, essa ausência de sentido democrático, ainda há dias, ficou demonstrada numa escola onde decorreu uma formação (informática) para pais e encarregados de educação. A páginas tantas, o Senhor Secretário falou da importância da aproximação dos pais à escola, desde que não fosse sob a forma de "sindicato de pais". Isto é, venham à escola, acompanhem os vossos filhos, mas não levantem problemas, certamente, quis o governante dizer. Está tudo dito.

Sem comentários: