Adsense

segunda-feira, 21 de julho de 2008

DEBATES PARLAMENTARES: A FALTA DE COMPARÊNCIA DO GOVERNO

Quando se protela, quando se falta, quando se diz que não se justifica, só tem um significado político: MEDO DE SER CONFRONTADO. Entre o desprestígio da Assembleia e o respeito que os governantes devem ter pelo primeiro órgão de governo próprio, o melhor, no actual contexto político, é ignorar os dois e continuar a fazer de conta que nada está a acontecer.
Ora bem, só o Partido Socialista - Madeira, nos últimos tempos, solicitou o agendamento de três debates parlamentares: um sobre o Jornal da Madeira que implicaria a presença do Secretário dos Recursos Humanos; outro sobre a liberalização da linha aérea, que obrigaria a presença da Secretária do Turismo e Transportes e, finalmente, um debate sobre a aplicação dos fundos comunitários que implicaria a presença do vice-presidente do governo regional. Passaram-se os meses e nada. Silêncio absoluto. Conclusão: MEDO. Medo em justificar as políticas e MEDO que se descubra a verdade. Não há outra leitura possível. Já não falo sequer do comportamento antidemocrático e da obrigação em prestar esclarecimentos, falo, sobretudo de MEDO, porque quem não deve não teme, diz a sabedoria popular.
O que me deixa triste e preocupado pelas consequências futuras desta ausência de fiscalização dos actos dos políticos é o POVO, o tal POVO SOBERANO não ter consciência do que se está a passar e o que tem consciência, pública e notoriamente, encolhe os ombros e deixa andar. Tragédia é o que nos espera!

Sem comentários: