Adsense

sábado, 26 de julho de 2008

MORTES NAS ESTRADAS DA MADEIRA

Tenho vindo a acompanhar o debate on-line do DN-M subordinado à pergunta: como travar o número de mortes nas estradas da Madeira? E isto porque, em meio ano ano já lá foram catorze vidas. Tem lido desabafos, uns mais sérios e profundos do que outros, a verdade porém que são poucos os que tocam no ponto essencial que, desde logo, se trata de um problema de educação e de cultura e, logo depois, de rigor na fiscalização e punição. Mas o primeiro aspecto é, do meu ponto de vista, central e crucial. E dou dois exemplos:
a) Visitei a Noruega. Tenho, por hábito, deslocar-me às cidades e lugares que pretendo visitar, conduzindo uma viatura. Em uma das deslocações fiquei em Dalen, uma cidade a cerca de 200 km. de Oslo e a outros tantos de Bergen. Pensei eu ser este um ponto estratégico, uma vez que 200 km., em Portugal, cumprem-se, com segurança e em boas estradas, no máximo, em duas horas. Erro meu. Na Noruega para fazer os tais duzentos quilómetros leva-se para cima de quatro horas. Os condutores não ultrapassam os limites de velocidade (entre 60 e 80 km) e as estradas, embora bem pavimentadas, não permitem aventuras. Nem se entrevem a ultrapassar os limites impostos. É, de facto um problema de educação. Aliás, a Noruega, segundo país do Mundo nos índices de desenvolvimento humano, apenas tem cerca de 200 km de autoestrada, fundamentalmente, à saída dos aeroportos. Os inúmeros túneis são "tenebrosos" (li eu na internet quando preparei a visita), alguns com 16 e outros com 24 km. Passei por eles. Não têm nem a configuração muito menos a iluminação dos túneis madeirenses a qualquer hora do dia. E são ricos e nós somos pobres! Têm petróleo e nós não. As prioridades deles são umas, as nossas são outras. Eles investem no útil e reprodutivo; nós gastamos no não prioritário. Enfim, opções, de quem pensa que Keynes era empreiteiro e não economista, como diz o meu Amigo Carlos Pereira.
b) No ano passado visitei a Alemanha e a Suiça. Em várias cidades, sobretudo em Dresden e em toda a Suíça, pude testemunhar o intervalo de segurança, entre uma viatura e outra, na estrada e mesmo ao sair de um semáforo vermelho para um verde.
Ora bem, quem assim se comporta evidentemente que demonstra educação, cultura e respeito pela vida. Que lá também existem prevaricadores, disso não tenho dúvidas. A grande mancha, porém, sabe o que significa ter uma viatura nas mãos. Foi sta a impressão com que fiquei.
Em férias, normalmente faço 5000/6000 km. Conheço, felizmente, muitos países e muitas estradas, desde os grandes aos pequenos centros, de conduzir à direita e à esquerda. Nunca tive um acidente. Não estou livre disso, porém, com a condução não se pode brincar. É uma questão de educação, repito, mas também de mão pesada relativamente aos prevaricadores.
Nesta nossa via rápida, extremamente perigosa, entendo que os limites de velocidade deveriam ser substancialmente reduzidos.

Sem comentários: