Adsense

terça-feira, 22 de julho de 2008

OPOSIÇÃO VADIA E INCOMPETENTE? ESSA É BOA!

A intervenção do Deputado Jaime Ramos produzida esta manhã na Assembleia no âmbito da Declaração Política Semanal do PSD, das duas uma, ou foi um ensaio para a festa do partido ou, então, foi demonstrativa da indisfarçável perturbação que paira no governo regional e, obviamente, no seu grupo parlamentar. Aliás, ao longo da intervenção vi muitos deputados da maioria com uma cara espelhando desconforto e reparei que vários não o aplaudiram no final. Sinal dos tempos que correm. Tratou-se de um discurso que não adiantou nada, apenas elegeu o PS como bombo da festa. E isso é muito pouco. A pergunta tem a sua razão de ser: como é que o líder do grupo parlamentar do PSD pode estar preocupado com um grupo parlamentar que apenas tem sete deputados? Essa preocupação só pode ter a leitura política da insegurança do PSD e a visibilidade do trabalho que o PS tem produzido na Assembleia. Só pode ter esta leitura quando compaginada com o resultado das eleições nitidamente atípicas de 06 de Maio de 2007.
Independentemente desta leitura política, sinceramente, já é tempo de ultrapassar a ofensa. A Assembleia não se prestigia aos olhos dos madeirenses quando se diz "Sócrates, esse pinóquio mentiroso (...) a estratégia é a de continuar a roubar os madeirenses (...) querem desenvolver Angola e não querem desenvolver a Madeira (...) obras pagas com o dinheiro dos madeirenses e não com o dinheiro dos portugueses" etc. etc.. Afirmações desta natureza, entre outras, constituem a via da descredibilização do Parlamento quando a isto se soma a ideia de uma oposição vadia e incompetente. Assim, não.
A maioria tem o direito de fazer análises políticas contundentes, todavia, a forma e o tom da comunicação não podem resvalar para uma agressividade que torne impossível fazer da sede do debate político um espaço sério e respeitado.

Sem comentários: