Adsense

terça-feira, 29 de julho de 2008

PRESENÇA DE MADEIRENSES NOS JOGOS OLÍMPICOS

O PSD-M apresentou, esta manhã, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação pela presença de seis madeirenses nos próximos Jogos Olímpicos. Na oportunidade apresentei a seguinte intervenção.
Senhor Presidente
Senhoras e Senhores Deputados,
O rendimento desportivo e a excelência, podem e devem fazer parte da auto-estima de um povo quando esse povo se sente representado no contexto das Nações por aqueles que, sendo da sua terra, foram escolhidos como os melhores.
Neste contexto, curvamo-nos perante a excelência quando se sabe que tais resultados significam milhares de horas de dedicação e opções muito claras relativamente ao dia-a-dia. O treino, Senhores Deputados, como escreveu Peter Daland, “é dor, sofrimento e agonia”. Eu diria, multiplicado por vários anos. É por isso que, quando um atleta atinge os mínimos olímpicos, tal facto deve corresponder a um dia de festa para o atleta, para o país, para região, para os dirigentes e para os treinadores.
Apesar de assim ser e desses atletas madeirenses, repito, madeirenses, merecerem o nosso total respeito e congratulação, este voto permite-nos outras leituras que não podem ser descuradas ou esquecidas.
Temos um desporto de elite, de resultados, mas sem base de apoio ao nível escolar, federado e informal. Basta que tenhamos em atenção as estatísticas que nos colocam na cauda da Europa da participação desportiva. E é preciso que ninguém se esqueça que o desporto é a primeira das segundas necessidades, nunca a primeira das primeiras necessidades.
Por isso, hoje, prova-se, que desde que haja talento, dedicação e muito dinheiro, existe a probabilidade de ascender ao nível olímpico. O problema, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é que todos sabemos que temos, na Madeira, um desporto vestido de smoking mas descalço. E isto não deveria acontecer.
Independentemente dessa realidade o Grupo Parlamentar do PS felicita os atletas e deseja-lhes felicidades no diálogo competitivo com tantos outros que constituem a nata do desporto mundial.

Sem comentários: