Adsense

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

DUAS NOTAS: 37 MILHÕES E O PINÓQUIO

Em tempo de férias, apenas duas notas:
1. O DN-M de hoje põe em destaque os encargos anuais da Região à banca, que se elevaram a 37 milhões em 2007. E aqui vamos. Aguardemos mais uns anos e quando a factura chegar, a das Sociedades de Desenvolvimento, Vialitoral, Via Expresso, etc. etc., aí, todos nós teremos a noção dos erros políticos cometidos. Vamos, penso ser irreversível, passar por momentos muito pouco agradáveis. E a culpa, não é dos governos da República; é sobretudo das megalomanias seguidas durante muitos anos com a assinatura do PSD.
2. O Secretário dos Recursos Humanos entendeu processar o Deputado Roberto Almada (BE). De facto, custa, aos sessenta anos, ver o nariz crescer, crescer e crescer, desmesuradamente. Mas é isso que acontece, enquanto metáfora política, quando alguém falta à verdade. E neste caso, trata-se de números do desemprego, factuais, editados por uma entidade que deve ser respeitada.
A história original de Pinóquio, de Carlo Lorenzini, salienta a figura que erra, sofre e se redime para chegar a ser gente. Neste caso o problema é outro: trata-se de um político que mente, que inventa números e comparações e que, por isso mesmo, apenas erra e não se redime. A continuar assim, metaforicamente, o nariz continuará a crescer.

Sem comentários: