Adsense

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CICLO DE CONFERÊNCIAS: OS CURRÍCULOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E A VIDA COM O PROFESSOR DOUTOR DOMINGOS FERNANDES

No cumprimento de uma série de conferências sobre o Sistema Educativo, realiza-se, no próximo Sábado, no Hotel Porto Mare, com início às 15.00 horas, uma conferência subordinada ao tema “Os Currículos do Ensino Secundário e a Vida”.
Será conferencista o Professor Doutor Domingos Fernandes.
O orador subordinará a sua intervenção aos seguintes itens:
- O lugar e a importância das formações de nível secundário nos sistemas educativos contemporâneos;
- Perspectivas de desenvolvimento do ensino secundário em Portugal;
- Os professores, as escolas e a qualidade do ensino secundário.
Em suma, ao discernir o possível caminho das políticas educativas, o orador não pretende perder de vista uma constatação fundamental: a necessidade de pensar novas e inovadoras formas de organizar o trabalho pedagógico nas escolas e nas salas de aula, pois é aí que deve incidir uma importante parte do esforço necessário para que o ensino secundário responda às necessidades de educação e de formação de todos os jovens portugueses.
A conferência é aberta a todos os professores da RAM.
A inscrição pode ser feita para o seguinte endereço: andreescorcio@netmadeira.com
O conferencista é Doutor em Educação pela Texas A&M University. Estados Unidos da América. É Professor Associado, com agregação, na Área da Avaliação e do Desenvolvimento Curricular, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Foi Secretário de Estado da Administração Educativa no XIV Governo Constitucional e Director Geral do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação. É autor dos seguintes livros:
(2008). Avaliação do desempenho docente: Desafios, problemas e oportunidades. Cacém: Texto Editores.
(2005). Avaliação das aprendizagens: Desafios às teorias, práticas e políticas. Cacém: Texto Editores.
(2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores.
(2000). Revisão curricular no ensino secundário: Cursos gerais e cursos tecnológicos. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário.
Neste momento desenvolve trabalhos académicos no campo da Teoria e Práticas de Avaliação; Relações Entre a Avaliação e o Desenvolvimento da Educação; Relações Entre a Avaliação Formativa e as Aprendizagens; Avaliação, Política e Democracia nos Sistemas Educativos e Formação de Professores.

Sem comentários: