Adsense

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

REFLECTIR A EDUCAÇÃO (IV)

Nathalia Jaramillo é professora universitária. Mestre em Política Educativa Internacional pela Universidade de Harvard e Doutorada em Educação pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. É uma investigadora social em matéria de sistemas educativos públicos. Dirigindo-se aos professores:
"(...) O mais importante são os processos que pomos em prática para contestar a alienação nas nossas escolas e proporcionar aos alunos uma oportunidade para um ambiente educativo livre e socialmente justo. Se limitarmos a nossa actividade devido ao medo, então essa é a atitude menos patriótica que podemos ter. Há uma necessidade de um patriotismo crítico, dirigido não a um país, mas aos princípios de liberdade e de justiça que animam a luta de todos os cidadãos do mundo. A sala de aula é um espaço político e o ensino é uma actividade política. Independentemente do lugar que os professores se coloquem no espectro político, existe necessidade de terem consciência de que pedagogicamente eles estão também a agir politicamente".
Este posicionamento compagina-se com a atitude de um outro Doutorado em Educação, Peter Mclaren, o mais conceituado professor de Ciências Sociais da UCLA - Califórnia, autor e co-autor de mais de quarenta livros: "Os professores devem assumir o papel de novos agentes da mudança"

Sem comentários: