Adsense

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DEBATE POLÍTICO. ASSIM NÃO!

Tenho pela jornalista Daniela Maria particular simpatia. E digo isto porque é perceptível que se prepara (e muito bem) na sua actividade profissional. Nas entrevistas que conduz conhece as razões e a profundidade das questões que coloca e, depois, tem uma atitude que gosto, enquanto espectador: não se transforma no centro da atenção, nem em vedeta. Os convidados estão em primeiro lugar. Atalha quando tem de atalhar. Poucos, inclusive no panorama nacional, sabem desempenhar esse papel. Ora, feita esta ressalva, o programa "Debate Político" que ontem segui, pela primeira vez, constitui mais uma mistificação da RTP-Madeira. E digo isto porque o que a Região precisa não é daquele tipo de debate, mas com os mesmos e outros protagonistas, o confronto político com o governo. O que os madeirenses precisam de seguir não são as posições requentadas tantas vezes ditas em conferências de imprensa realizadas pelos partidos, mas de os ouvir em contraponto com o governo. Com os mesmos protagonistas de ontem (Deputados Leonel Nunes do PCP e Roberto Almada do BE) muito mais importante seria ouvir os argumentos do Secretário dos Assuntos Sociais face aos argumentos do Deputado Leonel Nunes em matéria de políticas sociais ou, então, os argumentos do Secretário dos Recursos Humanos face aos argumentos de Roberto Almada em matéria, por exemplo, de empregabilidade e taxas de desemprego. E por aí fora...
Este formato de programa é absolutamente dispensável. E a jornalista, certamente, não é responsável por tal formato. Serve e bem os interesses da estatística desta pobre e rendida televisão pública e, por extensão, da Entidade Reguladora, mas não serve o esclarecimento cabal do que se passa em todas as áreas sectoriais da governação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Serve e bem os interesses da estatística desta pobre e rendida televisão pública e dá para manter o lugar.Neste caso é o individual a se sobrepor ao colectivo.Assim teremos mais do mesmo.

Mas a verdade é que ninguém faz nada, não basta só andar nos blogues a falar, falar, falar e não agir contra o que está instalado naquela rtp. Já agora seria bom ouvir o que pensam os trabalhadores daquela casa sobre a actual direcção.. por aquilo que consta e é verdade aqueles que trabalham em cargos de chefia ou coordenação são os primeiros por detrás a deitar abaixo o director.. e ele a pensar que sabe tudo...

André Escórcio disse...

Tenho a minha consciência tranquila relativamente ao serviço público de rádio e televisão. Fiz, em tempo devido, vários trabalhos, muito circunstanciados e entreguei-os a quem de direito. Só que nada se alterou. Só mais um aspecto: as questões e críticas que equaciono não se dirigem a pessoas, a este ou àquele director, mas ao comportamento da instituição. A luta que sempre desenvolvi foi por um serviço público livre e independente dos poderes políticos ou partidários, o que manifestamente não é. Vá lá saber-se porquê!