Adsense

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

CIVITAS MIMOSA COM 15 ANOS DE ATRASO... OU SINAIS DE INCOMPETÊNCIA

Ontem, com alguma pompa e circunstância, em espaço nobre, aconteceram vários discursos no âmbito da adesão da cidade do Funchal ao 'Civitas Mimosa', um projecto europeu que pretende melhorar o transporte nos meios urbanos com menos poluição. O presidente da 'Horários do Funchal', Nuno Homem Costa até explicou, na apresentação da iniciativa, que o 'Civitas' oferece "um conjunto integrado de medidas para uma mobilidade urbana mais sustentável e inovadora".
Ora bem, das duas uma, ou são sinais de incompetência política ou partem do princípio que a memória das pessoas é curta. É que, pelo menos na cidade do Funchal, esta preocupação pela melhoria da qualidade ambiental tem, no mínimo, 15 anos.
Na candidatura à Câmara Municipal do Funchal, em 1993, no programa da equipa que integrei, na página 22, pode-se ler, entre outras medidas:
"A questão é esta: ou o automóvel ou a cidade. Entendemos, de acordo com a Carta Urbana Europeia, que o automóvel mata a cidade, lenta mas seguramente. Neste sentido torna-se necessário: 1. Estudar cientificamente este grave problema que a se manter tornará, a curto prazo, insuportável a vida na cidade do Funchal; 2. De acordo com o PDM implementar, com carácter prioritário, a criação de parques de estacionamento periféricos e gerar as condições para que o munícipe disponha de uma rede de transportes públicos não poluidores.
Mais tarde, em outras campanhas (1997 e 2001), também nos respectivos programas constam:
1. Resolver o problema do tráfego e dos transportes, batalha prioritária da autarquia no horizonte dos próximos dez anos, apostando nos transportes alternativos não poluentes e na rede de parques dissuasores"; 2. Implementar um circuito citadino de ciclovias de utilização gratuita pelos munícipes; 3. Promover estudos no sentido da implementação de um metro de superfície aos concelhos da Câmara de Lobos e Santa Cruz.
Ora bem, estas foram lutas travadas na Câmara durante quinze anos por todos os Vereadores do PS. E só agora aparecem com o Civitas Mimosa!

Sem comentários: