Adsense

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A NORMAL ANORMALIDADE

Na sequência das declarações do Doutor Cavaco Silva, a propósito dos acontecimentos na Assembleia Legislativa da Madeira, a pergunta que se coloca talvez seja esta: o que significa para o Presidente da República a palavra "normalidade"?
A normalidade será, todos os dias úteis, a Assembleia abrir às 09:00 e fechar às 18:00 horas e o que lá acontece pouco interessa? Será normalidade impedir-se que um Deputado entre na Assembleia? Será normalidade ofender os outros deputados com palavras e gestos do mais baixo nível? Será normalidade solicitar a verificação do estado de saúde mental de um deputado?; Será normalidade as sucessivas alterações regimentais no sentido da limitação da palavra? Será normalidade chumbar todas as propostas da oposição? Será normalidade as comissões especializadas, muitas vezes, não irem além dos 5 - 10 minutos? Será normalidade o Governo não debater, na Assembleia, os vários dossiês da governação? Será normalidade os membros do governo não aceitarem deslocar-se às comissões especializadas a pedido dos grupos parlamentares?; Será normalidade a oposição, em vão, querer agendar sessões de perguntas ao governo?; Será normalidade a oposição, em vão, querer ser ouvida nas negociações europeias?; Será normalidade impedir os inquéritos parlamentares e as Comissões Eventuais? Será normalidade toda a mesa da Assembleia não ser plural (Vice-Presidências e Secretários)?; Finalmente, será normalidade não comemorar o 25 de Abril?
Se tudo isto, para o Presidente da República, constitui o regresso à normalidade, então, digo eu, estamos face a uma normal anormalidade.

5 comentários:

MMV disse...

Se isso é "normal", porque não seguem o que o deputado do PND pediu no seu discurso?!

André Escórcio disse...

Com o devido respeito pelo visitante do meu blogue, penso que não deve ter lido o essencial das minhas preocupações. Sabe, eu não estou preocupado com o deputado A ou B. Estou preocupado com a Democracia na Madeira nos mais variados patamares da intervenção política e com a imagem que se transmite para o exterior. E não é abdicando que se corrigem os processos. Espero ter sido agora mais claro.

Anónimo disse...

Aí está a "cooperação estratégica" na sua plenitude!
Pelo que se está a ver, não é que o AJJ até tinha razão em tratar Sua Excelência por sr. Silva?!
E, não é que este sr. engole mais facilmente sapos que o bolo da quadra natalícia?!
Este País nunca esteve tão perto de bater no fundo, da desvergonha, como agora!
Que mais terá de acontecer para a "múmia paralítica" dar um ar da sua graça?!

Anónimo disse...

Acerca do Estatuto Político Administrativo que entende reduzir os seus poderes; o Senhor Presidente da Republica fez uma comunicação ao país. Acerca da anormalidade democrática na Madeira, mesmo com a exibição de uma bandeira nazi na ALM, por um deputado, que acusou a maioria de ser essa a sua bandeira: o PR usa o silêncio e comunica através de intermediários.

Anónimo disse...

«o que significa para o Presidente da República a palavra "normalidade"?»

Significa que ele quer que fique tudo na mesma para que se possa candidatar, sem sobressaltos, a um novo mandato.
Está-se mesmo a ver.