Adsense

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

BASES DA POLÍTICA DESPORTIVA

No debate do Orçamento da Região, o Secretário Regional da Educação tentou colar-me à política desportiva regional, porquanto, um jornalista do DN, há uns anos, escreveu, a propósito não sei de quê, que eu tinha sido o "ideólogo" das bases do sistema desportivo regional. Ora bem, de facto, em 1978, sob a responsabilidade do ilustre Professor Fernando Ferreira e no âmbito da ex-Delegação da Direcção Geral dos Desportos (num tempo em que os serviços não estavam regionalizados), coordenei o Encontro Regional de Educação Física e Desporto, a partir do qual, foram elencadas em todas as áreas de intervenção (escolar, federado, trabalhadores, turístico, lazer, etc.) as grandes preocupações que, há 30 anos, as pessoas auscultadas entendiam como fundamentais. O que se passou de então para cá não tive, obviamente, qualquer responsabilidade. Apenas sei que se assistiu ao desvirtuamento total da proposta de então e hoje, o sistema desportivo constitui um monstro que o próprio Secretário não sabe como dominar. Nos últimos anos foram cerca de 242,5 milhões de euros orçamentados. É este Secretário, que foi um dos participantes dessa alargada auscultação em 1978, que tem agora o desplante de sacudir do seu capote político as responsabilidades que tem neste processo, associando o meu nome a uma tragédia face à qual, desde os primórdios dos anos 80, venho escrevendo e alertando. As minhas posições em matéria de política educativa e desportiva são claras e públicas. Não tenho uma cara para consumo interno e outra para consumo externo. Não sou portador de qualquer verdade, por isso, sempre estive completamente aberto ao debate de outras posições, mas não venha confundir, baralhar e envolver-me, com alguma dose de maldade, na actual política desportiva. Não lhe fica bem enquanto governante. Sabe, eu não mudei nas minhas convicções. Quem mudou foi V. Exa., certo? Portanto, assuma as suas responsabilidades políticas.
Nota:
Este é um texto que fiz publicar na edição de hoje do DN-Madeira, na secção Cartas do Leitor. E que fique claro, Senhor Secretário, não sou "ideólogo" de nada e o jogo da maldade comigo não entra. Percebeu?

Sem comentários: