Adsense

domingo, 14 de dezembro de 2008

PREOCUPANTES NÍVEIS DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA

Há qualquer coisa aqui que não está a bater certo. Oiço ou hoteleiros preocupados e até os próprios partidos políticos com declarações no mesmo sentido. A Secretária do Turismo, por seu turno, traça um quadro de absoluta normalidade, com taxas de ocupação no Natal de 60% e, no final de ano, de 90% ou mais. Ainda ontem, um director hoteleiro dizia que há unidades, com muitos anos de actividade, com uma taxa de ocupação inferior a 20%. Na Assembleia, no decurso do debate do Orçamento, falou-se de uma taxa global que ronda os 50 a 60% e mais, que havia unidades a vender a "preços de chuva" para manter uma determinada ocupação. No Porto Santo sabe-se que a ocupação é muito preocupante. Portanto, repito, há qualquer coisa que não bate certo. E seria bom que tudo isto fosse clarificado. Não há que faltar à verdade. Há que identificar o problema: se ele está na exorbitância do preço das ligações aéreas, nos pacotes oferecidos aos clientes, enfim, eu que não sou desta área, eu que apenas olho para os números das declarações políticas e não só, sabendo da importância do turismo na economia da Madeira, fico, naturalmente preocupado. Digam a verdade, não a escondam!

5 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe-me, caro amigo, mas haverá na política portuguesa alguma coisa que bata certo?

Um abraço

André Escórcio disse...

É verdade. Chega a ser angustiante. Mas este, em particular, é preocupante quando se sabe o peso desta indústria na economia regional. E a leitura a que se chega é que não andam a falar verdade.
Um abraço.

João Carvalho Fernandes disse...

Há uma semana falei precisamente sobre isso: http://acagarra.blogspot.com/2008/12/adivinha.html

E nesta semana já ouvi a seguinte frase: "prefiro vender já as muitas vagas que ainda tenho para o fim do ano com um grande desconto do que ficar à espera e não conseguir vender".

Ou seja, muito provavelmente as taxas de ocupação do natal e fim do ano vão atingir os níveis do ano anterior, mas com receitas 20 ou 30% abaixo!

E o Pestana fechou o hotel em Porto Santo e ofereceu a quem já tinha marcação para o fim do ano estadia em qualquer outro hotel da cadeia à escolha...

E as marcações para 2009 também estão um descalabro; entretanto o discurso oficial é de que está tudo bem...

Scherzan disse...

Se quer uma opinião franca, creio que o turismo na região chegou ao ponto de uma artificialidade ridícula, com pouca substância, com pouco e sempre do mesmo pra mostrar, pouca diversidade cultural, muito betão para ver e problemas sérios no que toca À qualidade do serviço prestado.
Posto isto, e porque o turismo ou uma região turística vive muito do "passa-palavra", o resultado começa a aparecer e não tentem justificar a crise mundial para a falta de afluência nesta quadra de 2008. Há mesmo regiões que subiram a procura.
Creio que chegamos a um ponto onde é preciso repensar a oferta e porque não compará-la com outras regiões em vez de andarmos "sozinhos"...até porque segundo a minha experiência, só temos a ganhar. E muito!!
Bem haja

André Escórcio disse...

Obrigado pelos vossos comentários. De facto, tudo isto é muito nebuloso e carece de explicações plausíveis. Trata-se de um sector muito importante face ao qual não podem existir sombras. Os madeirenses têm o direito de saber o que se passa e as instituições o dever de esclarecer, cabalmente, as linhas com que se coze o turismo da Madeira.
Um abraço.