Adsense

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

NOITE DE NATAL

Eis chegado o dia que, para muitos como eu, surge cheio de ESPERANÇA. Não é a festa, as iguarias e sobretudo a família reunida que me enche. Porque isso lá vou desfrutando ao longo do ano. É evidente que há uma atmosfera mais contagiante, pelas lembranças do "Pai Natal" e por um conjunto de rituais que, escrupulosamente, mantemos e que fazem lembrar o tempo que estamos a viver.
A ESPERANÇA de que falo e que me faz acreditar num Mundo melhor, é que a irradia da MENSAGEM deste nascimento e sobretudo da MENSAGEM de vida deixada por Cristo. É a Palavra, cheia de princípios e de valores que me
leva a comungar da opinião que o Mundo pode ser melhor. Utopia, meu caro, dirão alguns. Eu quero acreditar que tal é possível.
Eduardo Galeano sublinha a sua atitude perante a utopia: "(...) A utopia está lá no horizonte. Aproximo-me dois passos, ela afasta-se dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
A grande mensagem está aqui, isto é, se cada um de nós consegue agarrar e interiorizar a PALAVRA, contextualizá-la e, mesmo que utópica, não deixe que ela morra.
É que já não consigo deixar de me incomodar com uma criança que sofre e que chora, com um idoso abandonado, com o desempregado que não encontra solução para os seus problemas, com o drama dos empresários, quando, ao lado, vejo tanta ostentação, tanta frieza no trato, tanta carência, tanta fartura, tanta fortuna mal explicada, tantos favorecimentos, tantas situações que contrariam a lógica de uma vida que pode e deve ser vivida com dignidade mas distante do "salve-se quem puder".
Enfim... UM BOM NATAL para todos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro André Escórcio
Ao contrário de si,a minha generosidade não vai ao ponto de endereçar os meus votos de Boas Festas a quem, decididamente, não o merece.
Envio-os a si, com todo o gosto. Votos que torno extensivos a todos os seus entes queridos,que,têm em si uma referência motivadora de legítimo orgulho.
Bem Haja.

André Escórcio disse...

Meu Caríssimo Amigo, muito obrigado. A sua mensagem tocou-me profundamente.
Desejo-lhe um Natal muito feliz e sobretudo que o próximo ano corresponda aos seus anseios. Numa terra tão difícil, vamos acreditar que a UTOPIA se concretizará, tornando o tempo que vivemos menos agressivo e mais tolerante.
Um grande abraço.