Adsense

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PERTURBAÇÕES

Não conheço, pessoalmente, o escritor António Cruz. Tenho, porém, muita consideração a partir do que escreve e, frontalmente, assume. Na sociedade madeirense, por enquanto, é necessário uma dose de coragem para dizer alto o que vai na alma. Hoje, no Diário Cidade, li um texto que me escorreu garganta abaixo como mel. Embora, raramente, transcreva textos, pela sua oportunidade e importância aqui ficam uns excertos:
"Perturba-me saber que anda por aí tanta gente preocupada com esta caixinha onde vou debitando as minhas opiniões. Perturba-me saber que existe gente responsável tão tristemente conotada com algumas facções pseudo-intelectuais e “lobbys” literários que definitivamente têm medo dos novos que por aí andam e que até escrevem umas coisas de jeito. (...) Perturba-me saber que se continuam a cozinhar malabarismos de trazer por casa nas costas daqueles que, de uma forma honesta, transparente, não subsídio-dependente, trabalhadora, livre e descontraída, vão (bem) produzindo e melhor vendendo. Perturba-me saber que são poucos os que têm coragem de quebrar os pés de barro de algumas figuras “idolatradas”, bajuladas, cortejadas e a quem continuam a prestar vassalagem de uma forma, no mínimo, intrigante. Há por aí muitos rabos-de-palha…
(...) Perturba-me saber que existe tanta gente fraca por aí. E influenciável. E medrosa. E sem opinião. E facilmente comprável, corruptível, “chantageavel” por meia dúzia de moedas e meia dúzia de publicações à borla. Perturba-me saber que os momentos culturais “tele visíveis” são só para alguns (os amigos e as amigas), para aqueles que não opinam, para aqueles que se acobardam, para aqueles que não têm voz activa. Porque para os outros, os que emitem opinião sem medo, os que andam de postura direita (...) Sou livre, não tenho rabos-de-palha e nunca fui comprado por ninguém. Não tenho preço!"
Excelente!

Sem comentários: