Adsense

domingo, 25 de janeiro de 2009

A RÁDIO E A TELEVISÃO PÚBLICAS

Cheguei a escrever sobre este assunto. Nunca aceitei esta fusão entre a RDP e RTP sobretudo ao nível da utilização dos recursos humanos no que concerne à informação diária. E eis que agora, o jornalista e Director da RTP-Açores assume, claramente, uma posição que obrigará a uma reflexão. Salienta o PÚBLICO de hoje:
"A direcção de informação da Antena 1/Açores exigiu a suspensão imediata da fusão ao nível da produção de conteúdos informativos da RTP e da RDP naquela região autónoma. Em documento entregue ao director dos canais públicos, Pedro Bicudo, recomenda-se também que os jornalistas, contratados a qualquer título, devem ficar adstritos, de forma definitiva, a uma ou outra redacção. O documento foi elaborado antes de a administração da empresa anunciar, através de uma ordem de serviço emitida a 19 deste mês, a criação do Gabinete de Apoio às Operações Regionais (GAOR), que reduz a autonomia das direcções dos centros insulares. Nele é referido que a RDP e a RTP nos Açores atravessam um "período turbulento" no campo da informação, marcado por um processo de criação de sinergias ao nível das redacções. Acrescenta que a utilização de jornalistas a trabalhar em simultâneo para a rádio e para a televisão públicas "encurta a capacidade de decisão editorial" em cada redacção e "limita de forma significativa" o imperativo de zelar pelo pluralismo na informação". Concordo, totalmente. Uma coisa é a rádio, outra, bem diferente, a televisão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Então que esse novo gabinete venha á Madeira ver o que se passa.Segundo algumas jornalistas da casa dizem nos serviços de reportagem o mesmo se passa na RTP Madeira, ainda com a agravante que estão a ganhar pelos dois lados. Onde é que está a tal contenção pedida pela administração dessa empresa.A ultima segundo as mesmas pessoas tem a ver com os salários das chefias e respectivas habilitações...

Anónimo disse...

De facto aqui na Madeira já não se sabe quem é quem e de quem em termos de radio e televisão publica. Houve claramente uma perseguição ás pessoas originárias da RTP em detrimento de quem era é é da RDP.Então,se se confirma essas histórias colocadas no post anterior é de bradar aos céus.Quando se pede contenção é o próprio serviço publico a desbaratar.Convem os partidos politicos dizerem algo sobre isto, ou não lhes interessa.Neste momento seria oportuno saber os gastos da RTP Madeira.

Anónimo disse...

Aquece nos Açores mas aqui na Madeira continuam todos agachados..a quem manda...Ai não.. e o dinheirinho quem dá...embora agora tenha aparecido o tal gaor e o todo poderoso´tenha perdido todo o poder.. até para comprar papel higiénico tem de pedir a lisboa.