Adsense

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

DIREITO À QUALIDADE. A RTP NÃO PODE SER UMA TV RURAL

Por favor, qualquer madeirense tem direito a uma informação isenta e de qualidade. Acabo de seguir a RTP-Madeira e, sinceramente, basta! Se a minha formação não possibilita falar de engenharia, economia ou de direito, por exemplo, nas questões que são estruturantes de um pensamento técnico e científico, é evidente que devo ter o bom senso de declinar qualquer convite para me pronunciar sobre essas matérias. Não me meto em assuntos que não sei, pelo respeito que devo nutrir pelos outros.
A RTP-M não pode ser uma TV Rural ao jeito de Curral de Moinas. Tem deveres para com os espectadores e um deles é o de ser credível. A opinião tem de ser fundamentada, esclarecida, isenta, distante e com capacidade para trazer o novo junto do espectador, isto é, de levá-lo a descobrir aspectos que porventura não tinha equacionado. A não ser, como sublinha Aor da Cunha, a RTP-M queira cumprir uma finalidade não incomodante do poder e, portanto, se dedique, na lógica do pensamento maioritário, a ajudar a fazer a "industrialização da cabeça" do espectador. A televisão, como salienta Umberto Eco (in Apocalípticos e Integrados), não poder um meio que conduza à "hipnose" de quem a segue, ou, então, como adverte Schiller (in The Mind Managers), ser "gestora das mentes". À televisão exige-se muito mais, aliás, como refere Biriukov, N. (1987), ela não se destina a "pavimentar, diariamente, o caminho que conduz à manipulação directa da opinião pública".
Entre outras, apenas um exemplo, que considero muito deselegante, para não chamar outra coisa, aquela de meter uma peça de natureza política (a do PS-M sobre a baixa das taxas aeroportuárias) solicitando que os comentadores dissessem de sua justiça. Ora bem, nem a ANA, nem o governo regional, nem o PSD-M precisaram de responder. O trabalhinho foi ali despachado em dois tempos. Assim, NÃO. Como espectador tenho o direito de ser respeitado.

1 comentário:

Anónimo disse...

NÃO LEVARÁ MUITO TEMPO E ALGUÉM TEM DE ACORDAR DA ANESTESIA.A VERDADE É QUE O JORNALISTA É O MESMO DA ENTREVISTA AO SOUSA.. PORTANTO, UMA NO CRAVO OUTRA NA FERRADURA E O LUGAR SEMPRE NA MÃO.E COMO DIZ O POVO ... OS SENHORES COMIDOS Á MÃOZINHA. PACIENCIA PORQUE JÁ CHEGAMOS Á MADEIRA E Á RTP QUE PAGA PRINCIPESCAMENTE ALGUNS DOS SEUS FUNCIONOFAVORESRIOS.