Adsense

domingo, 8 de março de 2009

CRIANÇAS MÃES DE OUTRAS CRIANÇAS!

198 foram mães, ainda com idade adolescente, nos últimos dois anos. Significa isto que a cada 86 horas, na Madeira, uma jovem é mãe. Leio no JM que "só em 2007 passaram pelo Hospital Central do Funchal e acabaram por ser mães 113 adolescentes, duas delas com 13 anos e três com 14. No ano passado, os números foram ligeiramente mais baixos mas ainda assim preocupantes: 85 raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos foram mães".
Esta cifra (198) é particularmente grave. Denuncia muita coisa: fragilidades sociais, ausência de políticas de família, falha na educação para a sexualidade, irresponsabilidade parental, carências afectivas, falta de resposta ao nível do enquadramento escolar, toxicodependência, promiscuidade, excessiva liberdade, enfim, um leque muito diversificado de situações. E perante isto, pergunta-se, que resposta de política social está a ser dada?
Também por aqui se entra no círculo vicioso da miséria e do abandono de qualquer projecto de vida. Em alguns casos estamos a falar de crianças mães de outras crianças. O resultado, obviamente, é o abandono da escola, a penosa vida de ter de lidar com um problema para o qual a jovem não está preparada, as carências de alojamento, as carências financeiras, enfim, na maioria dos casos, estou certo, vidas condenadas à pobreza.
Estes números devem ser motivo de avaliação e de respostas políticas.

Sem comentários: