Adsense

terça-feira, 24 de março de 2009

CUIDADO... O PROBLEMA AGUDIZA-SE

A caminho dos 11.000 desempregados (10.789 no mês de Fevereiro), pedidos de subsídio em crescimento (de 455 famílias apoiadas em 2007 o número passou para 605), 2.681 famílias a viverem do rendimento social de inserção, álcool, droga, roubos, calotes nas farmácias, habitações devolvidas aos bancos, empresas a fechar enfim, são sinais evidentes que o problema é muito grave e que se agudiza. Andar a discutir o Sócrates, o Gama e outros assuntos de nulo interesse, passando ao lado do drama que se está a abater sobre as famílias é de uma gritante insensibilidade política. Neste momento nem distrai o povo.
Está aos olhos de todos que o balão está a encher já não sendo disfarçável o desconforto social que por aí vai desde o Porto Santo à Madeira. Não há dinheiro para nada. As 41 medidas, afinal, analisadas à lupa, constituem uma mão cheia de nada. Ignorando a realidade política, económica, social e cultural, almoçam, brindam à economia pujante, lembram o que era a Madeira em 1951 (pois claro, está melhor que no tempo das descobertas) mas esquecem-se, propositada e hipocritamente da realidade, das causas que estão na origem deste colapso e do momento porque passam os habitantes da Região. Um problema que pouco ou nada tem a ver, para já, com a crise internacional.
Meus Senhores, a revisão da Constituição da República não dará nem paz nem pão a ninguém, uma maior capacidade legislativa não resolverá o drama das finanças regionais, o estado de guerrilha permanente não trará benefícios aos bolsos do povo trabalhador, a atitude de permanente desconfiança e os fait-divers engendrados não resolverão o poder de compra. Tudo isto é fumo. Estão a vender fumo! A realidade é outra, é de modelo económico, é de políticas adequadas em todos os sectores e áreas, é de corte drástico das despesas, é de colocar um ponto final na confusão existente entre crescimento e desenvolvimento, é de humildade política na Assembleia Legislativa, é de falar verdade à Região, é de descer do palco e ir ao encontro da realidade.
Cuidado... o problema agudiza-se, dia-a-dia!

5 comentários:

Anónimo disse...

o problema inultrapassável para o ps-m é que o mesmo acontece com o continente e seu galopante desemprego, governado pelo ps de sócrates.

daí que esta argumentação seja inútil e algo falaciosa.

e daí que o ps-m vá continuar com maus resultados eleitorais.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
O problema não é esse. Eu colocaria o problema ao contrário, isto é, se nos anos 80 não tivesse o PSD na ALM chumbado todas as propostas apresentadas no âmbito da economia, possivelmente, estaríamos hoje numa situação diferente e bem mais protegidos.É que aqui ainda não chegaram as consequências da crise internacional. O que nós estamos a sofrer é a consequência de uma monocultura, de uma exagerada dependência das obras públicas que teremos de pagar. Neste momento já temos seis mil milhões de dívida. O problema que estamos a viver é, portanto, a consequência de um efeito de soma que se tornou aflitivo e incomportável para a capacidade da Região.
Agora, eu sei que o PS-M vai continuar a sofrer nos actos eleitorais, porque não é fácil, por razões variadíssimas, chegar às pessoas. Mas isso não significa que o PS não tenha razão.

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

A par disto, há pequenas empresas que tem de se vergar ao governo e as Câmaras do PSD e esperar 5 meses ou mais para receberem o dinheiro dos serviços prestados e não podem reclamar por juros nem nada. As pequenas e médias empresas que prestam serviços às camaras são reféns do regime. Isto é justo?

Caro amigo anónimo, tenha bolas no sítio e use o seu nome como nós para escrever cá... Dou-lhe um exemplo... Eu sou Engenheiro Informático e se estivesse no Continente, já estaria a ganhar um bom ordenado mas como vim para a Madeira para defender o património dos meus pais e ajudá-los porque estão doentes e cansados de trabalhar, não tenho emprego nesta ilha de atrasados, a qual apesar de ter recebido milhões de subsídios provenientes do bolso dos contribuintes da U.E. e do Continente, evolui muito pouco a nível económico, social e cultural....

A grande diferença do Continente para a Madeira é que no Continente a economia foi diversificada e lá só quem não quer estudar aquilo que tem saída, é que não tem emprego. Com o novas oportunidades e o inovjovem e os apoios do IAPMEI as coisas mexem, lá há gente que trabalha mais a sério! Já aqui na Madeira é bem diferente...

Eu podia até ser um génio como o Bill Gates mas cá na ilha, a vender tecnologia de ponta e serviços com qualidade acima da oferta média já existente, na mesma estaria como um indivíduo a vender congeladores no polo norte porque o tecido empresarial da Madeira está pelas horas da morte, os nossos empresários e consumidores não tem quase formação nenhuma, não são exigentes e não consomem nem apostam em tecnologia e inovação como no Continente e as organizações comerciais e o governo da Madeira têm culpas no cartório. O regime sempre semeou a ignorância para se perpetuar no poder.

Andei a ver se podia ter acesso a fundos para criar uma empresa com outro calibre mas dei conta que o dinheiro só o dão a quem já é rico. Até agora tudo o que tem havido de fundos comunitários para tudo o que é empresas e agricultura, são os mamões aliados do PSD que tem mamado praticamente tudo.

Na Madeira eles dão apoios 1 ou 2 anos depois mas se um jovem bem formado não tem nem 10.000 Eur para arrancar ou então nem há mercado nem população para o que quer fazer,como vai fazer vida? Vai recorrer a microcréditos e dar todos os detalhes da sua empresa a estranhos da ilhota que não guardam sigilo da documentação e que depois chumbam o projecto e depois vemos uma empresa do género a abrir noutro canto da Madeira no mês seguinte como dizem que já aconteceu???

Os jovens da minha geração na Madeira tem de se refugiar nas poupanças dos pais para conseguirem sobreviver... No Continente também acontece isso mas com menos frequência. Os meus colegas de profissão estão todos em bons empregos e a ganhar bem. Outros amigos de outras áreas profissionais que vieram para a Madeira, quase que tem de pagar para trabalhar.Alguns estiveram em autarquias e na função pública regional a recibo verde como se de uma mulher-a-dias se tratasse. Quase todos eles foram para a Inglaterra ou regressaram ao Continente.

Parabéns PSD-M pelo excelente serviço público que fizeram em prol da minha geração... Lixaram isto tudo (pra não dizer palavrão) e um dia destes vão para as vossas quintas no Brasil e Porto Santo e sacar dinheiro das contas na Suiça e os burros como eu que se arrumem a pagar a dívida deste pedregulho flutuante tudo à pala do voto dos idosos no pê-pê-deia...

Isto tudo é a consequência de 30 anos de exclusiva aposta no alcatrão.... Agora os Madeirenses dispõe do alcatrão para se deslocarem mais facilmente ao Funchal não para trabalhar, mas para chular ainda mais a República com pedidos de fundo de desemprego... E, pior do que isso, eu sei onde estão algumas pessoas que nunca descontaram na vida mas a máfia da ilha lhes arranjou reformas completas.... mas isto vai afinar um dia destes...

Esta ilha está tecnicamente falida e eu nunca imaginei que depois de tudo aquilo que eu fiz na vida para me formar e para dar tudo o que um estudante tem para dar, chegasse a conclusão que foi uma perda de tempo e muito dinheiro e que não tarda nada posso ter de ir para a Inglaterra lavar pratos como os outros que mal sabem ler....

Anónimo disse...

Era fundamental o senhor engenheiro tomar cuidado com as palavras. Se a Madeira está como está é uma coisa e a sua opinião é respeitável. Agora não lhe admito nunca, falar da Madeira como fez no seu comentário. Já agora, e os continentais que vieram para a Madeira 'descobrir' a pólvora qual fala baratos nos mais diveros sectores de actividade inclusive a sua. E os continentais que no continente não passam de "nadas" e aqui pedem "Mundos e Fundos". A Madeira é Portugal por muito que custer a individuos com a sua mentalidade. Trabalhe e deixe de conversa tontas. Aqui, segundo a sua teoria, gasta-se dinheiro de Portugal e os calotes da EDP, os mulhões de passivo da TAP, os milhões de passivo nos caminhos de ferro, as empresas a fechar hora a hora e que receberam também pataco dos estado. Senhor Engenheiro tenha cuidado e respeite quem lhe deu abrigo aqui nesta terra de Portugal. Não gosta do PSD Madeira respeito. Ago9ra não misture tudo no mesmo saco.
Herberto duarte Pereira

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Sr. Herberto, visite o site do Instituto Regional de Estatística e compare os poucos dados que lá são divulgados com os valores dos Açores e Continente e verá que aquilo que eu digo tem razão de ser...

Se os Continentais desbaratam dinheiro, o problema é deles, pois os impostos dos continentais são pagos por eles. Aqui na Madeira, todos os impostos pagos pelos Madeirenses não vão para o Continente, ficam todos na Madeira para uma dúzia de meninos fazer o que bem lhe apetecer com eles....

A Madeira come o que os contribuintes Madeirenses, Continentais e ainda Europeus pagam e o quê é que a Madeira dá em troca às outras partes?? Insultos?

Eu já estou a imaginar o que vai ser a Madeira daqui a 10 anos se ainda estiver o PSD no governo... Tanto imagino que no mês que vem vou renovar a minha documentação da Venezuela.

O Chavez pode não prestar pra nada, mas ao menos o gajo fez lá um referendo para se recandidatar quando quisesse mas aqui na Madeira, temos um Senhor no puleiro que nunca fez um referendo e está mais agarrado ao poder que uma carrapata ao couro de um cão...

Engraçado é ver as fotos de algumas inaugurações com AJJ apenas rodeado de idosos... Os jovens não vão nas cantigas dele, só aqueles que estão a mamar à conta do regime...