Adsense

terça-feira, 17 de março de 2009

"A MADEIRA SERÁ O QUE OS MADEIRENSES QUISEREM". ANTES QUE SEJA TARDE!

Em uma página leio, "dezanove insolvências em quinze dias"; em outra, "pagamento em atraso volta a parar escola". Todos os dias há sempre uma notícia preocupante que confirma que a Região se consome em lume brando. Mas também quase todos os dias o Senhor Presidente do Governo fala de uma tal forma que parece que nada está a acontecer na sociedade, ao mesmo tempo que gesticula, ofende e enxovalha adversários. Ainda hoje, no seu habitual artigo de opinião, não equaciona as questões de oportunidade política, concretamente, o drama do desemprego e da pobreza que a todos preocupa, antes dirige o seu pensamento para exercícios teóricos sobre quem vai ganhar os próximos actos eleitorais e as eventuais consequências dos vários cenários. Sempre a eleição seguinte como pano de fundo, raramente, muito raramente, os gravíssimos problemas que atravessam toda a sociedade madeirense e porto-santense. Aliás, não é por acaso que a palavra CRISE está banida entre os governantes. Com os cofres vazios, num diário e rotineiro exercício de tirar daqui para colocar acolá, de tapar um buraco e destapar outro, o governo, ao invés de enfrentar a crise, ser comedido, apostar no que é relevante, portador de futuro e socialmente justo, pelo contrário, continua por aí de peito cheio de ar, a disparar em todos os sentidos e com uma prosápia que mete dó. Intolerável, quando há muita gente a passar mal, quando há jovens, muitos até qualificados, nitidamente à rasca, famílias endividadas, jovens a regressar das faculdades porque não têm dinheiro para fazer face aos encargos da formação e quando o tecido social está esfarrapado a vários níveis de análise.
Leio as suas palavras no artigo de opinião de hoje: "(...) E não é difícil um endoidar colectivo de uma sociedade com pouca criatividade, avessa a mudanças inovadoras, sem grande gosto por trabalhar, falha de capacidade de iniciativa. É que, quando é assim, tal género de sociedade opta pela alternativa de se refugiar no “deus-Estado”, aceita ser massificada, só age no grupo, endoida também em grupo". Pergunto: saberá o Presidente do que escreve? Então os problemas não têm origem nas políticas de governo mas numa população que não gosta de trabalhar, não é inovadora e não tem criatividade. Há dias era com os Continentais... agora é connosco! Isto está bonito. A culpa é sempre dos outros...
Nunca como hoje as suas palavras de 1978 fizeram sentido: "A Madeira será o que os madeirenses quiserem". Antes que seja tarde.

Sem comentários: