Adsense

terça-feira, 3 de março de 2009

PARA AQUELES QUE TÊM APENAS UM MARTELO COMO FERRAMENTA, TODOS OS PROBLEMAS PARECEM PREGOS

O problema que mais preocupa os madeirenses é, sem dúvida, o desemprego. Sem recuar a anos mais distantes, é sintomático o facto da Madeira ter passado de 4.065 desempregados em Janeiro de 2002, para 9.932 em Janeiro de 2009. Trata-se de um crescimento de 144%. Estes valores significam que, em média, diariamente, entre dois e três trabalhadores perdem o seu posto de trabalho. Por outro lado, a população dos Açores é sensivelmente igual à da Madeira. Aqui temos 9.932 desempregados; nos Açores, 4.885.
É óbvio que o está aqui em causa é a falência do modelo de desenvolvimento. A Região começa a pagar a factura da persistência no erro. A tal política assente em Keynes foi chão que deu uvas. Como sublinha o Deputado Carlos Pereira, o Presidente do Governo esqueceu-se que J. Keynes era economista e não empreiteiro. Portanto, não está causa, apenas, os efeitos do abrandamento económico internacional mas sim uma necessidade de inversão do rumo das políticas económicas. E, como ainda há dias foi salientado pelo Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira, a Região precisa que o governo introduza medidas conjunturais de efeito rápido, de modo a recuperar os níveis de confiança nas empresas e, por essa via, manter os postos de trabalho.
É evidente que é politicamente duro para o Grupo Parlamentar do PSD assumir esta postura uma vez que está bloqueado pelo pensamento estratégico do governo. Mas vão ter de ceder, obviamente, sobretudo em função dos números do desemprego (sempre a crescer), a não ser que queiram dar razão a M. Twain: "para aqueles que têm apenas um martelo como ferramenta, todos os problemas parecem pregos".

1 comentário:

amsf disse...

Título fabuloso!!!