Adsense

sábado, 14 de março de 2009

TECENDO AS TEIAS DO FANATISMO

Segui as declarações de ontem, em Água de Pena, do Presidente do PSD-M. Nada de novo. Nem uma palavra para os quase 11.000 desempregados (continua a crescer), nem uma palavra para os dramas familiares e nem uma palavra para a pobreza. Aqui é o Céu e, no Continente, o inferno. Sócrates é o culpado de tudo porque não tomou medidas para travar a crise "que já se adivinhava (...) houve a incompetência de não reparar nem atender àquilo que estava a acontecer (...) foi prometido que se iam criar mais empregos... onde estão esses empregos? (...) ele dá-se muito bem com o Khadafi, com o Chávez e outros dirigentes africanos, mas não se dá bem com os dirigentes europeus". Em resumo, deixou a ideia que, por aqui, tudo decorre com normalidade, nem há dívidas monstruosas que o governo nem sabe como as vai pagar a partir de 2012.
No meio do "arraial", idêntico ao de outros locais, as pessoas engolem o discurso, nem se questionam se não haverá responsabilidades locais, deixam-se embalar e enredar das teias do fanatismo e não sei se muitas não pensarão que é José Sócrates quem governa a Madeira! Com tanto ataque para lá certamente é porque aqui não há responsáveis nem responsabilidades governativas. Comem e calam-se!
E no dia em que isto se passa, em outro concelho da Madeira, o líder da bancada parlamentar do PSD anuncia, para 2010, uma ligação entre a Ponta do Sol e os Canhas, para encurtar 3,5 km de estrada. Ora, um governo sem dinheiro, um governo a braços com tantas dificuldades, um governo com um extenso rol de prioridades, um governo sem meios para pagar a tempo e horas aos seus fornecedores, um governo que vê o tecido empresarial de corda ao pescoço, um governo que vê quase 11.000 desempregados, assobia para o lado, manda a pobreza esperar e atira-se a uma obra classificada de "onerosa" apenas para satisfação de um grupo restrito de empresas do ramo(s). E ninguém vê isto. Jantam, agitam a bandeira e vamos embora que se faz tarde. Há, de facto, muito trabalho a fazer no sistema educativo. Esta Escola que já leva 32 anos, na realidade, NÃO EDUCOU!

4 comentários:

amsf disse...

Não foi esse sr. que recebeuv o Chavez na Madeira e o Piether Botha da África do sul sob o Apartheid!?

André Escórcio disse...

É verdade. Já não lembrava dessa situação!

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

O mais grave é que AJJ chama o Magalhães de "televisão". Eu vou à lua e venho quando vejo gente sem formação na área a falar daquela maneira do plano tecnológico, tendo em conta a extrema importância do mesmo. AJJ parece que quer que os jovens sejam todos burros pois o Sócrates ao menos põe o dinheiro dos contribuintes à disposição de todos por igual e aposta nos jovens. Eu há uns anos atrás para ter o meu primeiro portátil em 1998, tive de fazer com que os meus pais gastassem 950 contos. A Internet era às vezes quase 50 contos no fim do mês. Curiosamente estes projectos tem um efeito positivo como uma bola de neve, transversalmente em toda a enconomia portuguesa. É fantástico ver as crianças da Madeira com pcs do e-escolas a ensinar aos pais e avós este novo mundo que nunca fez parte de tais gerações. Ninguém tem o direito de tirar o mérito destes projectos, só aqueles que tem medo que certas informações cheguem em massa a toda a gente...

Hoje as crianças mesmo sendo de famílias pobres, tem acesso à tecnologia e ao conhecimento, coisa que parece que AJJ não gosta, pois a maior arma da oposição na Madeira, e que ainda está muito mal explorada, é a Internet e na Internet não há censuras nem altos custos. A Internet, o magalhães e o e-escolas vieram democratizar o acesso à Informação e, para tristeza dos velhos do restelo, o plano tecnológico vai continuar a andar pr'a frente, desta vez com fibra óptica até a casa dos Portugueses, entre muitas outras coisas mais.

Anónimo disse...

Sr. Alejandro, o dinheiro dos Magalhães e do eescolas não são dos contribuintes. Senão o Socrates andaria com o Tribunal de Contas à perna.
São dinheiros das operadoras de comunicações (um fundo privado com restrições na aplicação), geradas por todos os respectivos clientes (também da Madeira). O eescolas veio. Quanto ao Magalhães, continuamos à espera. Antes, foi para Cabo Verde...