Adsense

quinta-feira, 16 de abril de 2009

FALTA POUCO PARA CURRAL DE MOINAS

Hoje é o dia mundial da voz. A RTP-M apresentou um trabalho muito interessante. Colocou uma terapeuta da fala que explicou e teceu, de forma muito clara, comentários sobre os cuidados a ter com o aparelho vocal, sublinhando, a necessidade de o proteger de agressões várias. Falou do álcool e do tabagismo. Logo de seguida um locutor da Antena 3 e um médico otorrinolaringologista que voltou a referir o cuidado com a não ingestão de álcool. Seguiu-se o Secretário dos Assuntos Sociais e lá veio novamente a história do álcool e do tabaco. A terminar, não podia deixar de ser, o presidente do governo que "rebentou" com tudo. Não foram bem estas palavras mas o sentido foi este: quando começo a ficar rouco, tomo uma poncha. E explicou a receita: mel de abelha, aguardente de cana da Madeira e sumo de limão.
"Rebentou" com a parte séria do trabalho e, definitivamente, perdeu o sentido de responsabilidade que a todo o momento se exige a quem governa. Falta pouco para Curral de Moinas.

4 comentários:

amsf disse...

Independentemente dessa questão, que jornalismo é este que, a propósito de tudo e de nada, procura saber a opinião do sr. Jardim!? As perguntas que interessam não as fazem!

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor

Digam o que disserem - médicos e cientistas - acerca dos malefícios do tabaco e do álcool, isso nada vale contra a omnisciência do nosso Santo Alberto João.
Eu já não sabia que voltas dar à vida para me safar da pobreza e desta maldita crise, mas, agora já sei qual vai ser o remédio...
Sim, remédio; grande remédio.
Vou transformar o meu palheiro numa tasca, a que chamarei:

TASCA do REMÉDIO
(A genuína Poncha Albertina)

Que tal?!

Fernando Letra disse...

Caro amigo, tirando os apartes mais ou menos gagos que todos já conhecemos do 'mártir', não posso deixar de registar o meu desacordo com algumas das alegações dos referidos 'experts' na matéria.

Fui, durante sete anos, elemento de um grupo coral e uma das coisas que aconselhavam, e que dava resultado, quando a garganta 'se armava em esquisita', era a ingestão de um copo de licor ou vinho do Porto (era no continente).

Por isso, não me venham agora com a história do álcool que faz mal, quando até os médicos já recomendam a ingestão de vinho tinto para prevenir problemas do coração.

Isto é como as modas.
Cumprimentos

André Escórcio disse...

Caríssimos, obrigado pelos vossos comentários.
A questão que eu coloco não se esgota nas considerações em redor do dia mundial da voz. A preocupação que me levou a tecer algumas considerações é de ordem pedagógica, isto é, quando temos 35.000 alcoólicos na Região e sendo este um problema grave de saúde pública, lamento que o presidente venha falar de poncha. Toma-se para esquercer, toma-se para alegrar e agora para a voz. Convenhamos que numa terra como a nossa, declarações como a do presidente não ajudam nada.
Um abraço.