Adsense

quarta-feira, 29 de abril de 2009

PROMOÇÃO DA VIOLÊNCIA

Passo, várias vezes ao dia, em sentido ascendente, na estrada do Dolce Vita. Um grande painel publicitário e promocional foi lá instalado. Por diversas vezes sou confrontado, no pára-arranca, com imagens de jogos de futebol onde são apresentadas cenas de violência entre jogadores, árbitros e público. Imagens de mau gosto. Todos sabemos que elas acontecem mas todos devemos ter o dever de repudiá-las. Transmiti-las, sem qualquer legenda de condenação significa fazer das mesmas a promoção da violência que constitui a antítese da prática desportiva seja ela de natureza informal, federada ou profissional.
Por ali passam milhares de crianças e jovens cujas mensagens não podem, em circunstância alguma, fazer apelo directo ou indirecto à violência. Trata-se de uma questão de bom senso e de respeito por valores incentivados na escola e que a sociedade não deve desvirtuar. As cenas de pancadaria na prática desportiva não podem ser vistas sob a forma humor mas de condenação. A indisciplina e a violência também se combatem por aqui. Só lamento que passando por ali tantos responsáveis políticos, ninguém tivesse ainda o cuidado de colocar este problema à empresa responsável pela transmissão daquela vergonha que não concorre para a desejável sociedade de respeito mútuo. O que a Escola transmite (já que falamos de futebol) a sociedade manda para canto. Assim NÃO!

2 comentários:

herberto duarte pereira disse...

concordo em absoluto senhor professor. Uma vergonha!

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Nós que vivemos o desporto é evidente que aquelas imagens chocam-nos, quando o que precisamos é de uma acção verdadeiramente pedagógica no sentido de varremos dos nossos espaços desportivo-culturais cenas infelizes como aquelas que estão aos olhos de todos.