Adsense

sexta-feira, 24 de abril de 2009

UM DEBATE SOBRE A EUROPA COM FALTA DE COMPARÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL

Fui convidado e assisti, esta tarde, na Universidade da Madeira, a uma conferência organizada pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais em parceria com várias entidades.
A intervenção do Professor Carlos Jalali, da Universidade de Aveiro foi irrepreensível face aos elementos que divulgou no âmbito do tema "A percepção pública da União Europeia". Excelente.
Lamentável, por outro lado, a ausência institucional. Na bancada apenas 35 pessoas (maioritariamente estudantes) num total, mesa incluída, de 42 interessados. Do governo regional ninguém compareceu, inclusive, nem um representante das instituições locais com ligações à União Europeia.
Quando se torna necessário incentivar o debate que leve a Europa para junto dos cidadãos, quando se é um beneficiário líquido da União através de fundos que permitem operacionalizar tanta obra, o governo e demais entidades comportam-se de uma forma absolutamente inaudita. Apenas lhes interessa o cheque, não o debate, a divulgação e os envolvimentos sobre o rumo desta União. Ora, quando as instituições não se envolvem dando o exemplo, pergunto, como querem que os cidadãos sintam a União.
Dizia-me alguém, à entrada para a sessão, que até nisto se verifica o medo de aparecer. Se aquela importante sessão tivesse ocorrido sob a responsabilidade do governo regional, a sala estaria cheia. Nem respeito tiveram pelo Dr. Luís Pais Antunes, do PSD, Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Europeus, da Assembleia da República. Absolutamente lamentável.

Sem comentários: