Adsense

quarta-feira, 22 de abril de 2009

UMBIGOS HÁ MUITOS!

No exercício da política não vale tudo. Há princípios e valores de base humanista, seja qual for a sua vertente de análise, que devem fazer parte do que, por aproximação ao que agora se diz, do ADN dos políticos. A aldrabice, a ofensa, o oportunismo carreirista, a tendência para jogar as peças do tabuleiro conforme melhor jeito dá, a subtileza das palavras embora disparadas em espingarda de canos serrados, o apego ao poder, em uns casos, e, em outros, porque o morno caldinho dá jeito, enfim, há um largo conjunto de atitudes que têm passado e continuam a passar pelos meus olhos que constituem a antítese da participação cívica honesta e com valores. Não me revejo na política do vale tudo que um pouco por todo o lado acontece. O exercício da política implica dedicação à causa pública, implica interpretá-lo como um serviço público à comunidade. É assim que entendo a participação na política. Um quadro que, cada vez mais me fazem posicionar ao lado de José Régio, pseudónimo literário de José Maria dos Reis Pereira:

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!

2 comentários:

Luis Sequeira disse...

Sr. Professor
Não desvie a bola. Não devolva a "batata quente". Não desenfie o barrete. O umbigo do Secretário de Estado, do seu líder regional estão bem salientes. Mas o seu não lhes fica a trás...

André Escórcio disse...

Obrigado pela visita a este espaço de comunicação.
Estive para não publicar o comentário por considerar ser perfeitamente evitável a forma como abordou o meu texto. Não andamos na vida para uma permanente agressividade.
Quando produzo um texto faço-o sempre com responsabilidade e com alma. Não cedo à crítica fácil e ofensiva.
Mas quero dizer-lhe que tenho absoluta consciência que nunca olhei para o meu umbigo. A minha participação na política tem sido pautada por princípios e por valores face aos quais não abdico. Nunca procurei lugares de destaque porque sempre entendi que o meu lugar de trabalho é na escola onde sou efectivo. O exercício da política interpreto-o, de forma circunstancial e como um serviço à Democracia e à Comunidade. E posso dizer-lhe que só me tem trazido dissabores.
E que fique claro que, tampouco, com o meu texto, quis visar pessoas. Produzi um texto vago sem destinatários mas que constitui o meu posicionamento sobre muita coisa que se passa na Região. Quem me conhece sabe que quando tenho alguma coisa a referir a alguém digo-o de bons modos frontal e abertamente.
Por isso, certamente, como o meu Caro leitor, perante algum quadro que surja na sua vida tem todo o direito de dizer: "sei que não vou por aí".