Adsense

terça-feira, 5 de maio de 2009

DESPORTO ESCOLAR - COM A VERDADE NOS ENGANAM

Dizem e eu acredito que neste Jogos Desportivos Escolares participarão, a partir de hoje, cerca de 6000 alunos. Não duvido da grandeza do número. O problema é que com a verdade nos enganam. Nem de perto nem de longe aquele número de participantes corresponde a uma actividade que se desejaria regular ao longo de todo o ano lectivo.
Conheço, há muitos anos, o esforço do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar e dos seus técnicos. E conheço também as sérias limitações orçamentais com que se debatem. São, de facto, parentes pobres de outros gastos inglórios que por aí se fazem ao nível do sector federado. Mas, adiante. Se em 2007/08 rondou 3500 praticantes com alguma regularidade ao longo do ano, com as incríveis, desajustadas e ruinosas portarias publicadas daí para cá, o desporto educativo escolar mergulhou numa situação confrangedora, obviamente, por drástica diminuição do quadro competitivo regular. Ter, 6, 7 ou 8 mil envolvidos, mais constitui uma grande concentração desportiva inter-escolas, consequente das aulas de Educação Física, do que propriamente uma festa final de uma actividade de complemento curricular onde o Desporto Escolar se enquadra.
A Secretaria Regional da Educação e a Direcção Regional de Educação continuam a matar o Desporto Escolar e um Gabinete que tem uma história de trabalho e de perseverança. O Desporto Escolar que deveria movimentar entre 60 a 90% dos escolares, na Região, pouco vai além dos 7%. Apesar de todos os constrangimentos, ainda assim, conseguiram encenar uma "festa", mas é preciso que fique muito claro que isto não corresponde a um trabalho devidamente estruturado, responsável e de qualidade tanto ansiado pelos professores.
O tema da cerimónia de abertura é "A Vida na Terra e no Céu". Eu complemento... "perdoai-lhes Senhor...!"

4 comentários:

Claudio José disse...

Não me lembro do Sr. Professor elogiar o Desporto Escolar na RAM antes de 2007/2008...
A política muda muito as pessoas.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
O meu Caro está muito enganado. Penso que o meu texto é claro sobre esta matéria. Não confundo pessoas e Colegas por quem tenho consideração com uma estrutura de crescimento e de desenvolvimento. E se está recordado, em 2004, escrevi um livro "Ano Europeu da Educação pelo Desporto" que foi apresentado pelo meu Amigo de há muitos anos, o Dr. António Jorge Andrade. Mais ainda, o DE, na RAM, começou nos anos 70 e com a minha participação numa vasta equipa orientada pelo Senhor Professor Fernando Ferreira. Depois, tenho muitos textos sobre esta matéria.
O que gostaria que acontecesse era apenas isto: menos 3 milhões para o Desporto Federado (39,5 - 3 = 36,5 ME) e mais três milhões para o DE porque é aí que está a educação pelo desporto e para o futuro. E não ser um parente pobre do desporto. Porque é!

Claudio José disse...

Também essa do Dr. António Jorge Andrade ser seu Amigo (com letra maiúscula) tem que se lhe diga. Talvez a data coincida. A data dessa amizade com a data do Desporto Escolar ter passado a ser "bom"...
Porque (pelo menos) antes...

André Escórcio disse...

Meu Caro, não entre por aí. Não sei com quem dialogo mas, permita-me que lhe diga, não lhe fica bem.
Estou a falar de coisas muito sérias, não estou aqui para brincar aos blogues e aos despiques sem sentido. Se o meu Caro quer discutir o tema "Desporto Escolar" estou totalmente disponível; se é para entrar em domínios marginais, é evidente que não estou disponível.
De qualquer forma, sugiro que releia o meu texto entre muitos outros publicados. Este desporto escolar não "é bom", é mau, é péssimo, quando apresenta os resultados que apresenta. Mas isso, certamente, não é por culpa do Gabinete mas de muitas outras pessoas directa e indirectamente a ele ligados.