Adsense

sexta-feira, 22 de maio de 2009

CRESCE O DRAMA SOCIAL: 11.844 SEM TRABALHO

O desemprego continua a crescer. De Setembro de 2008 para cá o ritmo médio de pessoas desempregadas é de 455 por mês, valor que se aproxima de 15 desempregados por dia. Absolutamente dramático.
Mas o problema é que o discurso político continua redondo, com muito blá, blá, como ainda ontem escutei no encontro a propósito do "Dia do Empresário". Uma intervenção oca do presidente do governo, como que a se redimir das palavras ofensivas ditas na sequência da visita do Primeiro-Ministro, mas sem qualquer proposta, sem uma linha de rumo geradora de confiança.
Neste claro "deixa andar" por parte do governo regional, que dá indicações de não saber como solucionar este drama social, parece-me ser de uma grande importância a posição do PS-Madeira ao solicitar uma Comissão de Inquérito sobre a perda de 500 milhões de euros de transferências da União Europeia pelo facto da Madeira ter perdido o estatuto de objectivo 1.
Sublinha o DN-M de hoje que "(...) a proposta defende a criação de uma comissão que após análise da informação recolhida e respectivas conclusões "solicite audiências a diferentes entidades, a quem será feita a apresentação dos resultados apurados pelo grupo, os quais devem esclarecer responsabilidades políticas da situação das transferências para a RAM, designadamente a perda de transferências europeias no âmbito do QREN, na ordem das centenas de milhões de euros". Os socialistas querem ainda que sejam "apuradas responsabilidades de natureza pessoal e política no quadro da aplicação das transferências, tendo como quadro de referência os graves problemas financeiros, económicos e sociais que a Região atravessa". Assim, os socialistas propõem o levantamento "necessário de todas as peças documentais e de todas as iniciativas dos Governos do PSD" que permitam "o cabal apuramento da utilização de todos os argumentos apresentados e defendidos, por esses governos, em todos os processos negociais em que a Madeira esteve envolvida, com particular relevância para a negociação do actual quadro de fundos europeus, o QREN, e do impacto consequente na alteração à Lei das Finanças Regionais (LFR)". Mais. o PS defende igualmente que seja solicitada e analisada "toda a correspondência trocada, actas de reuniões e agendas preparatórias, desde 2000 até 2008, entre o Governo Regional (GR) e a União Europeia (UE) em matéria de negociação de fundos europeus, o GR e a República, nomeadamente as entidades responsáveis pela negociação da LFR".
Parece-me evidente que a proposta será chumbada, porque estou em crer que qualquer inquérito desmontaria muita coisa que se diz e que não corresponde à verdade. E isso o PSD não quer.

2 comentários:

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor

Aguardemos pela análise do sr. Secretário(o que lê papelinhos)para sabermos que,aqui na RAM, ainda estamos muito longe das taxas do Rectângulo...
Só tenho pena é que o "lê papelinhos" não nos diga quando é que estas "historietas de embalar" vão dar em molho...e do grosso.

Anónimo disse...

Este Vilhão,em vez de Burro, deveria apelidar-se de Bruxo.
Acertou em cheio no seu vaticínio.