Adsense

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A POBREZA NÃO CHEGOU HOJE...


Não há como saltar do gabinete, dos ambientes onde nada falta, cheio de adjuntos, assessores e outros para resolver os problemas, sair da obrigatoriedade dos recheados almoços e jantares protocolares e dar-se ao caminho, meter-se por essas encostas, entrar por veredas e impasses, pelos degraus íngremes até junto dos casebres, neles entrar, olhar em redor, ouvir as famílias, os desabafos de quem cada mês falta mais mês, para fazer a fotografia da realidade da Madeira. João Carlos Abreu, ex-Secretário Regional de Turismo, certamente que não foi por aí fora, mas caíram-lhe no prato das funções que abraçou, os dramas que lhe condederam a percepção da falta de solidariedade.
Li na edição de hoje do DN: "Dizem muitas vezes que as pessoas deram o passo maior do que as pernas, mas a verdade é que há muita gente que não tem dinheiro para um passo curto". Confessa que foi apanhado de surpresa: "Sempre falei com as pessoas, mas noto que há mais pobreza envergonhada, mais do que havia antigamente. Não estou a falar das pessoas que estão na rua. Estou falar de pessoas que têm ordenados que não chegam para todas as despesas, para comer e para os medicamentos" (...) "preocupa-me este distanciamento social, aflige-me este fosso social".
Conheço o João Carlos Abreu há mais de 40 anos. Chegámos a ser colegas de trabalho. Sempre teve essa grande sensibilidade pelo outro, o sentido da doação e da solidariedade. Isso é inegável. Só não entendo é que o ex-Secretário que, politicamente, serviu o governo da Região, porque motivo se manteve em silêncio perante os dramas que ele próprio conhecia, pelo menos através daqueles que lhe batiam à porta. Ao contrário do que diz o ex-Secretário, o Governo Regional é o único culpado pela situação a que se chegou. Porque o Centro Regional de Segurança Social não pode nem deve ser a regra mas a excepção. Hoje, são 12.000 desempregados, 80.000 pobres e empresas em sérias dificuldades e tudo isto é consequência das políticas implementadas. Não são obra do acaso, não aconteceram de ontem para hoje, têm sim a chancela dos erros cometidos por um poder que não olhou para o HOMEM mas para a obra física como pressuposto necessário para ganhar eleições. O problema reside aqui meu Caro João Carlos Abreu.

Sem comentários: