Adsense

sexta-feira, 5 de junho de 2009

CONTRA O OLHADO ROXO... UMA PLANTAÇÃO DE ALECRIM, JÁ!

Ontem, no decorrer de uma inauguração de um hotel (privado), o presidente do governo regional falou de "inveja", "olhado roxo" e "alecrim". Não falou de "enguiço", nem de "quebranto", "praga", "infestação" ou de "maldição". Poderia ter ido por aí fora, mas não, falou de "mau olhado" e do "roxo". Uma parte daquele discurso teve, assim, qualquer coisa de bruxo que, para o lugar em questão e para a figura institucional que representa, obviamente que não ficou nada bem. Mas, enfim, ele sabe até onde o povo domina o significado das palavras.
E sendo assim, o que o presidente quis dizer é que os erros e as situações aflitivas que por aí andam não são consequência da má governação mas sim do "olhado roxo". Aliás, nada que não se resolva com uma plantação de "alecrim" que o solícito Secretário Manuel António não resolva. É que, no pressuposto do presidente do governo, se estes proprietários precisam de uma benzedura de "alecrim" face a um hotel cujo investimento rondou os 18 milhões de euros, só possível com pessoas com muita "guita" e um bom currículo bancário, o que não precisarão os 80.000 pobres, os 12.000 desempregados, os 40.000 com menos de € 600,00 mensais, as centenas de pequenos empresários e tantos que por aí andam colocados na prateleira? Justifica-se, claramente, uma plantação de "alecrim", uma distribuição gratuita de azeite para confirmar o mau-olhado e, já agora, retirado da NET, um prospecto com a seguinte oração que, aliás, o secretário Dr. Brazão de Castro facilmente resolve nas instalações do Jornal da Madeira:

"Com um rosário na mão...
Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o santo nome de Jesus não entra mal nenhum.
Eu te benzo criatura do olhado se for na cabeça a Senhora da cabeça e se for na cara a Senhora de Santa Clara e se for nos braços o Senhor de S. Marcos e se for nas costas as Senhoras das Verónicas e se for no corpo o meu senhor Jesus Cristo que tem o poder todo. (julgo de acrescentar... se for no Funchal Centrum, o Senhor S. Jardim)
Santa Ana pariu a Virgem, meu Senhor Jesus e assim com isto é verdade assim este olhado daqui tirado para as ondas do mar, seja lançado para onde não ouça galos nem galinhas cantar, em louvor de Deus e da Virgem Maria, padre nosso e avém Maria.

Depois...

Põe-se numa tigelinha água e três ou cinco gotas de azeite e dois pauzinhos em cruz. Se o azeite espalhar é porque há olhado".
Esta "oração" não explicita se contempla todos os tipos de "olhado". Mas talvez o "roxo" se enquadre!
Oh, Senhor Presidente, governe e deixe-se de tretas e de bênçãos sobre os afilhados. E para que não diga que também tenho "inveja", desde sempre, nunca me causou qualquer perturbação saber que alguém tem fortuna pessoal. Nunca. Pelo contrário, digo como o povo... "que Deus lhe acrescente". Desde que seja pela via da criatividade, da inovação, do risco, do trabalho árduo, do pagamento atempado dos impostos e da justa remuneração aos colaboradores, tem o meu aplauso. Porque esses geram postos de trabalho e geram boa economia. O mesmo já não digo de outros.

Sem comentários: