Adsense

sexta-feira, 12 de junho de 2009

ESCÂNDALO

É mesmo de colocar as mãos e os olhos para o Céu!
Um jogador de futebol, mesmo que se chame Cristiano Ronaldo, valer 94 milhões de euros no mercado das transferências, do meu ponto de vista é um escândalo. Ele vale 4 278 lingotes de ouro, um boeing, um hospital ou um iate de 85 metros. É um escândalo como o são outras transferências operacionalizadas por valores inferiores mas igualmente chocantes, eu diria mesmo, pornográficas. Tanto é assim que o ministro do desportos Gerry Sutcliffe, considerou os valores em jogo "uma fonte de inquietação" pois "são somas astronómicas que fogem, simplesmente, à compreensão da maior parte dos adeptos". Fico inquieto por um pequeno número de clubes ricos estar cada vez mais rico, o que põe em causa o equilíbrio" no futebol, prosseguiu o governante.
O presidente da União Europeia de Futebol (UEFA), o francês Michel Platini, manifestou-se "atónito" e como sublinha o DN-M de hoje, Ronaldo tem um valor que daria para "comprar" 12 'Maradonas' ou 235 'Cruyffs'. O salário anual de Ronaldo passa a ser de, aproximadamente, nove milhões de euros por ano, isto é 30 mil euros por dia, afora, certamente, os milionários contratos de publicidade. Por seu turno, refere o jornal Público, que "o estilo flamejante de Florentino Pérez (presidente do Real Madrid) levanta dúvidas. E há muitos que criticam a atitude do empresário espanhol no mundo dos negócios. De resto, a situação financeira de muitos clubes é crítica. Tenho muito receio porque a sua situação não é sustentável a médio termo", explica Angel Barajas, professor de Finanças na Universidade de Vigo, que chama risco extremo à política de Pérez".
Tudo isto ao mesmo tempo que, por todo o lado, os clubes vão falindo. Falidos mas com vida de milionários! Safa-se um ou outro através da especulação bolsista. Só em Portugal, os três maiores, Benfica, Porto e Sporting precisam de cerca de 90 milhões de euros para saírem da falência técnica em que já se encontram. E coitados dos clubes da Região da Madeira se não fossem os inacreditáveis financiamentos públicos quando relacionados com a montanha de carências sociais que por aí andam.
Ora bem, há um limite para tudo. Choca-me, por exemplo, quanto ganham os cientistas, por exemplo, os investigadores que estudam a vacina contra a pandemia (H1N1), quanto ganhará um investigador do SIDA, um prémio Nobel que leva uma vida a trabalhar pelo bem da humanidade, ou, então, um qualquer do topo das várias manifestações da cultura em geral, obrigados que são a intermináveis horas de trabalho diário. Depois, num Mundo a braços com terríveis assimetrias, com milhares de crianças que, diariamente, morrem com fome e doença, esta transferência no meio de outras, do meu ponto de vista, apresenta-se como moralmente reprovável.
O mais curioso é que todos se dizem chocados e muito preocupados mas ninguém coloca um travão nesta escalada sem sentido. Apenas falam do deus mercado! Enfim, que Ronaldo goze o que este desmiolado mundo lhe coloca no banco, que saiba gerir a fortuna, que promova postos de trabalho (o que duvido) e, como aconteceu com tantos, não pulverize a fortuna em pouco tempo. Esses são os meus votos, embora tudo isto não me faça menos clarividente e me leve a sublinhar que vivemos num Mundo errado. Num misto de humor e verdade, um amigo meu costuma dizer que, num restaurante, um bife para o senhor Ronaldo, deveria então custar 1.500 dólares... no mínimo, fora o acompanhamento!

2 comentários:

Desmancha-Prazeres disse...

Senhor Professor

Há quem diga que a Mentalidade evolui muito mais lentamente que um caracol sem pressa.
E,o que é grave,é haver quem esteja deveras interessado que aquele andamento,na sua essência, não se altere;para tanto,basta mudar-lhe a roupagem.
O Circo e os seus Gladiadores, têm por herdeiros o Estádio e os Profissionais da Bola.
O povoléu, gostava e continua a delirar, com a abstrusa e endeusada medíocridade,garantida pela Psicologia das Multidões.
assim,a nobreza dos Valores Desportivos é subalternizada pelo "valor" dos cifrões reprodutivos.
É o Ter a ridicularizar o Ser!
Uma besta quadrada,com milhões,é milhões de vezes,obscenamente, mais reconhecido, e aceite, que o mais Humilde dos Sábios.

Anónimo disse...

nada lamento quando uma multinacional espanhola compra a uma multinacional inglesa um "produto" português por muito dinheiro.