Adsense

sábado, 27 de junho de 2009

FALECEU O PROFESSOR FERNANDO FERREIRA

Faleceu um meu antigo Professor. Morreu um Amigo. Morreu um Homem a quem devo muitos traços da minha formação pessoal e profissional. Com ele aprendi o rigor e a determinação enquanto aluno e, mais tarde, enquanto seu Colega. Com ele aprendi a essência da acção docente que me guiou ao longo de muitos anos de actividade profissional. Fomos cúmplices de muitas e gratificantes acções logo a seguir a 1974 que recordo com saudade.
Profissionalmente, é verdade que sim, nem sempre estivemos de acordo, o que sempre foi salutar nas nossas relações. Descobrimo-nos um ao outro. Uma coisa é certa, o Professor, pela sua atitude fugiu sempre da mediocridade, impunha respeito, defendia intransigentemente a qualidade, era um educador na verdadeira acepção da palavra e isso, da nossa convivência profissional de muitos anos, marcou-me definitivamente. Duas frases guardo da sua sabedoria ditas em momentos de algum desânimo: "por pior que te façam... sempre em pé"; "tenta ver sempre para além do horizonte visual". OBRIGADO PROFESSOR.
Nota:
Foto de quando eu era seu aluno, numa sessão no antigo campo do Liceu. O Professor Fernando Ferreira é o que se encontra no primeiro plano protegendo o salto.

Sem comentários: