Adsense

terça-feira, 2 de junho de 2009

RALI COM PUBLICIDADE AO TABACO. ATÉ COM A SAÚDE BRINCAM!

Há mais de um ano, a propósito da lei do tabaco que o governo regional entendeu proceder a uma adaptação, publiquei um post com alguns dados curiosos. Em suma, todos reconhecem os malefícios mas, que importa a saúde dos madeirenses e porto-santenses se as receitas dos impostos estão em primeiro lugar?
Aqui fica uma síntese do que então publiquei no sentido de reavivar a memória de uns quantos que, há muito, deixaram de governar. E o Secretário dos Assuntos Sociais nada tem a dizer sobre esta decisão?

"(...) Basta que tenhamos presente que, em Portugal, o tabaco provoca cerca de 12.600 mortes anuais, três vezes mais que o álcool, ao qual são atribuídos 4.050 óbitos. E que a mortalidade causada pelo tabaco aumentará mais de 53% no Mundo até 2030, com 8,3 milhões de óbitos, contra 5,4 milhões em 2005. O tabaco poderá matar 50% mais pessoas do que o SIDA daqui até 2015 e ser, nesse ano, responsável por 10% de todas os óbitos anuais no planeta. Perante estes dados é caso para dizer que o Presidente do Governo Regional brinca até com a saúde das pessoas. (...) O PSD passou assim ao lado dos alertas recentemente feitos por investigadores da Universidade da Madeira (Laboratório de Genética Humana) que concluiu que 4,1% da população da Madeira (cerca de 10.000) possui uma mutação genética responsável pela protecção dos pulmões, o que a torna mais sensível à agressividade das poeiras e fumo do tabaco. Pior do que isso, passou ao lado das estatísticas que apresentam números aterradores: mortes por cancro do pulmão, por cancro na laringe, por doenças do coração, por bronquite e enfisema e cancro de pele. O governo regional ignorou, ainda, que o tabaco contém 6.000 substância tóxicas; ignorou que o tabaco supera de longe o número de mortes por SIDA; que o tabaco matou, no Mundo, desde o ano 2000, cerca de 26 milhões de pessoas; ignorou que o consumo de tabaco consubstancia uma morte silenciosa; ignorou os impactes negativos na economia (tratamento de doenças, morte em idade produtiva, aposentações precoces, menor rendimento e absentismo); ignorou que o fumo passivo mata, em Portugal, 1.500 pessoas por ano; ignorou que morrem, em Portugal 13.000 pessoas por ano vítimas do consumo do tabaco, isto é, cerca de 13% do total de óbitos anuais. O Governo Regional ignorou tudo isto e facilitou. Pobre Governo este!"

Quero lá saber do Rali quando está em causa a SAÚDE das pessoas? Que exemplo estão a dar à população? E para quê as consultas médicas visando a eliminação desta dependência? E para que servem as associações anti-tabágicas? A quem estamos entregues!

Sem comentários: