Adsense

quinta-feira, 11 de junho de 2009

TRÊS COMENDADORES DE GRANDE MÉRITO

Tenho em muita consideração e estima pelo Dr. Rui Nepomuceno. Pela suas convicções políticas e pela saudável teimosia na defesa de uma sociedade onde haja mais justiça que direitos. Aprecio-o, também, pela sua obra literária de cunho histórico, de grande interesse para um melhor conhecimento da Região. Finalmente, aprecio-o pela delicadeza no trato, pela forma como interaje com as pessoas, sempre, mas sempre, com uma característica que rareia nos tempos que correm. Defende princípios e valores mas não impõe, no diálogo, a sua vontade.
Sinto que sou seu Amigo e sei que ele me considera nesse rol. Por duas ou três vezes trocámos correspondência. Na última escreveu: "(...) Com amistosos parabéns e toda a solidariedade, desejo-lhe as maiores felicidades no cargo que exercerá no Parlamento Regional (...) e um bom trabalho em defesa da Democracia, da Autonomia e do Socialismo (...) valores que de forma elevada e coerente sempre tem prosseguido (...)". A amizade também se mede por, nos momentos exactos, testemunhá-la com palavras sinceras e de entusiasmo. Nunca o considerei um adversário político mas um Homem, naquilo que é essencial, apostado na defesa dos indefesos. E não esqueço, por razões políticas muito delicadas, circunstancialmente, ter-me defendido no Tribunal do Funchal (28.08.96), de forma exemplar, num processo ridículo que resultou da minha candidatura à Presidência da Câmara em 1993, processo movido pelo PSD, claro. Guardo a carta que, posteriormente, me remeteu cujas palavras muito me sensibilizaram, não só por não as merecer, mas porque estou certo vieram do fundo do seu coração: "(...) é que nesse dia defendi um Democrata e Humanista que se tem afirmado pela firmeza, altruísmo e sinceridade da sua prática como homem e como político. Como tal sou eu que agradeço a confiança que depositou em mim e o tratamento como companheiro, que na realidade somos, nesta difícil luta pela transformação desta injusta Sociedade".
Do Doutor Roberto Ornelas Monteiro apenas tenho como referência que foi um notável profissional da Medicina. Quanto à Drª Luisa Clode não há vez que não nos cruzemos que não tenhamos uma agradabilíssima conversa. Tem sempre qualquer coisa para dizer e para comentar. É uma pessoa encantadora. A Madeira muito lhe deve, entre outros campos, sobretudo no plano cultural.
Três novos Comendadores por mérito próprio.

Sem comentários: