Adsense

domingo, 5 de julho de 2009

GESTOS E ATITUDES

Leio no PÚBLICO que a publicação de fotos de Berlusconi poderão vir a ensombrar a próxima reunião do G8 que terá lugar que de 8 a 10 de Julho em L'Acquila.
"Decorre uma autêntica corrida ao trabalho de Antonello Zappadu, que fez 5.000 fotografias dos convidados do actual primeiro-ministro em Villa Certosa, na Sardenha, durante os anos de 2007 e 2008, quando ele era chefe da oposição, noticia hoje "The Sunday Times", segundo o qual esta documentação poderá embaraçar Berlusconi nos dias que antecedem a cimeira dos principais países industrializados". Algumas dessas fotos são conhecidas pois circulam na Net.
Este meu post tem apenas a ver com os últimos acontecimentos na Assembleia da República e que ditaram o afastamento, por idêntico gesto, do ex-ministro da Economia Manuel Pinho. Sobre esta lamentável atitude já me pronunciei. Considero-a lamentável. Como são lamentáveis os que acontecem, rotineiramente, na Assembleia Legislativa da Madeira e que passam sem a mínima crítica, repúdio e consequências políticas. Manuel Pinho não é o "rei dos gestos". Prova-se.
Agora, o que me parece claro é que um político, seja qual for o seu patamar de intervenção no processo político, tem de constituir um exemplo.
Eu sei que é difícil o debate político e que, muitas vezes, exige "nervos de aço" perante a maldade das palavras ditas, a baixeza do significado, ter de ouvir ofensas do mais reles e ordinário, suportar comentários sobre a vida privada das pessoas, enfim, é difícil aguentar quando a mentira e a deturpação dos factos constitui, vezes sem conta, a primeira linha da argumentação política. Mas mesmo assim necessário se torna uma atitude de elevação seguindo o princípio que as palavras e os gestos ficam com quem as diz e os pratica. Este é um aspecto. O outro é que, um pouco por todo o lado, para além dos gestos, das palavras e das atitudes, são os próprios políticos que estão a dar cabo da sua própria imagem, não só pelo que dizem e fazem mas também pelas indecorosas ligações corruptas num salve-se quem puder que conduz à sua total descredibilização. Olhemos em redor e tenhamos consciência do que por aí, há muito, acontece. Eu sou adepto de umas "MÃOS LIMPAS", custe o que custar e doa a quem doer.

Sem comentários: