Adsense

terça-feira, 14 de julho de 2009

MAIS UM QUE PARTE...

Morreu o médico, o político e o dirigente desportivo. Num espaço de quinze dias partiram deste Mundo duas pessoas por quem eu nutria admiração e que, entre elas, marcaram a sua passagem pela vida através de uma profunda amizade. Refiro-me ao Professor Fernando Ferreira e, agora, ao Dr. Nélio Mendonça. Duas figuras de topo quer nas funções profissionais quer nos domínios do contributo político à sociedade.
Conheci o Dr. Nélio Mendonça em 1974. Foi o médico que assistiu ao nascimento das minhas duas filhas. Da segunda, nascida em 1978, tenho um fantástico registo em "Super 8", mais tarde montado e sonorizado em vídeo, de um parto pélvico que ele costumava dizer que constituía um documento comovente e importante do ponto de vista médico pela técnica utilizada.
Falámos muitas vezes da política desportiva e, curiosamente, deixámos sempre à margem as outras questões de âmbito político-partidário. Todavia, pressenti sempre, sobretudo através da sua intervenção política, é minha plena convicção, que o Dr. Nélio era um Homem apostado no bem comum, discreto mas eficaz na sua intervenção e pouco dado às tricas internas do seu partido. Como médico, político e dirigente desportivo curvo-me perante a sua morte.
Nota:
O Presidente da República far-se-á representar no funeral pelo Senhor Juiz Conselheiro Monteiro Diniz. São do Representante da República as seguintes palavras relativamente à figura do Dr. Nélio Mendonça: "teve uma acção política notável, era um homem com grande cultura democrática, defensor intransigente do sistema autonómico, num quadro rigoroso de portugalidade e inserção dos valores democráticos do país e teve papel importante ao nível da Assembleia Legislativa da Madeira e do Parlamento Europeu".

Sem comentários: