Adsense

sexta-feira, 3 de julho de 2009

QUEM MAIS INSTRUMENTALIZA!

Acabo de escutar uma declaração do Senhor Presidente do Governo Regional na qual sublinhou o facto do Estado encontrar-se "instrumentalizado" pelo governo da República. Interessante o desplante com que se diz isto para consumo político interno, obviamente, como se todos fossemos uns mentecaptos e que não soubéssemos, por incapacidade, de imediato, olhar para o que por aqui se passa. Mas haverá região do País onde a instrumentalização da sociedade e das instituições públicas e até privadas seja absoluta, não se sabendo onde termina o partido e começa o governo e vice-versa, naturalmente? Onde o controlo seja total?
Comecemos pelas instituições do Estado na Região onde quase todas são lideradas por pessoas afectas ao partido maioritário; passemos aos meios de comunicação social do Estado com responsabilidade de serviço público na Região; tenhamos presente a quem pertencem as rádios locais e o Jornal da Madeira; e as casas do povo, clubes, associações diversas desportivo-culturais e bandas de música; e o que é que acontece, no interior do partido maioritário, a todos aqueles que têm uma opinião diferente ou exprimem uma ou outra atitude não consentânea com o rigor ditado pelo livrinho de capa laranja; quantos, gente com valor, têm sido ostracizados e colocados numa "prateleira"; e a evidente segregação social de que são vítimas aqueles que pensam pela sua cabeça embora mantenham uma irrepreensível conduta de respeito para com os outros; e os que são protegidos e fizeram fortuna pela proximidade aos corredores do poder?
Estado instrumentalizado(?) não digo que aqui e ali não se verifiquem situações abusivas e condenáveis. Só que lá, no espaço continental, na Assembleia da República, as Comissões de Inquérito funcionam e o Primeiro-Ministro e todo o governo, quinzenalmente, responde perante os Deputados. Aqui, pelo contrário, o Senhor Presidente do Governo não responde perante a Assembleia, não comparece aos debates e, raramente, os Secretários aceitam participar nas diversas Comissões Especializadas onde se discutem os assuntos da maior importância para a Região. Ainda esta manhã o PSD chumbou dois pedidos de audição ao Secretário Regional da Educação. No fundo, impediu que a pedido de um partido da oposição ele se deslocasse à Assembleia para debater e esclarecer os Deputados.
Por estas e outras, porque faltam muitos espelhos aos políticos, porque o nariz cresce e cresce desmesuradamente, porque continuam a falar de coisas que o povo não só não entende como se está borrifando para elas, que cada vez mais cresce a desconfiança e a desacreditação nos políticos, quando esta deveria ser uma actividade por todos respeitada porque considerada NOBRE.

1 comentário:

Unknown disse...

Mas... o mais engraçado é que "os cubanos",a começar pelo partido dele ainda não se aperceberam que o "gajo"já tá no poder aqui na Madeira à mais de 30 anos,que controla tudo e todos e têm o desplante de dizerem que os socialistas é que querem instrumentalizar o estado para benefício próprio.Realmente às vezes temos (tal como apontou o ministro ao "gajo do pc)que ter uma pachorra de "corno" para aturar isto.