Adsense

sábado, 8 de agosto de 2009

CIDADES E LUGARES 509 A 512. RAUMA E PORI/FINLÂNDIA

Fiz hoje um percurso muito interessante.
Parti à descoberta da Rauma, uma cidade cuja parte mais antiga é um dos sete lugares da Finlândia incluídos na lista da UNESCO considerados Património da Humanidade.
A zona histórica é constituída pela maior concentração de casas em madeira de toda a Escandinávia. Trata-se de uma ampla zona labiríntica de casas perfiladas ao longo das ruas e, obviamente, muito bem conservadas. As cores dão-lhe força e beleza em função das características arquitectónicas.
As edificações são do Século XVIII e XIX e formam um conjunto ímpar. É muito agradável por ali andar como documentam, penso eu, as fotos que aqui publico.
A Igreja de Santa Cruz do Século XVI que foi, antigamente um mosteiro da ordem franciscana, o museu municipal, o museu de arte, a praça do mercado, espaçosa e muito interessante pelo seu enquadramento e venda de frutas e de artesanato, tornam Rauma antiga num dos lugares de eleição.
Rauma é diferente de tudo quanto tenho podido admirar.
Se ontem considerei relevante a cidade antiga de Porvoo, a de Rauma tem, de facto, um outro charme e uma outra qualidade que a torna diferente. A alegria patente nas pessoas, o civismo, a delicadeza no trato, as pequenas lojas com interiores agradáveis, conjugam-se de forma admirável. Não há ali monumentalidade mas há riqueza humana e riqueza em saber tratar e bem um património que acaba por ser de todos.
Visitei, depois, um pouco mais a Norte, a cidade de Pori. Dista cerca de 45 quilómetros da Rauma. Tem cantos e recantos interessantes mas não é uma cidade que imponha uma visita obrigatória. Não dispõe de um centro histórico que esmague ou que fique na memória.
Vale, indisutivelmente pela extrema beleza da Igreja de Keski-Pori que embora não sendo uma catedral como tantas por aí fora, acaba por ter o seu encanrto e justificar a visita pelos elementos que dispõe. Eu diria que é singular.
Ficam as fotos, a última referente a esta Igreja.


Posted by Picasa

Sem comentários: