Adsense

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CIDADES E LUGARES 518 A 520. ARQUIPÉLAGO TURKU/FINLÂNDIA

Frente à cidade de Turku estende-se um arquipélago com cerca de 20.000 pequenas ilhas muitas das quais ligadas através de pontes ou, na maioria dos casos por embarcações que, gratuitamente, transportam veículos e pessoas (ver mapa e fotos).
Fiz o percurso entre Pargas e Mossala através de cinco desses barcos (não sei se tecnicamente assim os devo caracterizar). Tudo se processa com muita rapidez. Os percursos variam entre cinco e vinte minutos. Digamos que se trata de uma viagem onde se passa de ilha em ilha
apreciando o imenso arquipélago, a floresta (segundo li a Finlândia é o País mais verde do Mundo) e as casas, normalmente em madeira, que se distribuem por aqui e por ali devidamente enquadradas na paisagem.
Ao longo do percurso são muitos os que utilizam a bicicleta para fazer este trajecto que enche qualquer pessoa de emoções variadas.
As casas em madeira (tipo cabana) constituem um estilo de vida numa sociedade que encontrou o equilíbrio entre o ritmo de aposta numa vertiginosa tecnologia e o valor da natureza no
quadro de uma excelente consciência ecológica. Dois terços do País são constituídos por floresta.
A Finlândia é um dos países mais ricos e modernos do Mundo. Tem cerca de 5,3 milhões de habitantes distribuídos por 338.000 Km2. Tem mais de 100.000 lagos.
Aliás, toda a Escandinávia (Stockholm Archipelago, Äland e a Äboland e Westen Archipelago formam um total de cerca de 90.000 ilhas e rochedos. A experiência que hoje vivi foi fantástica, pelo menos para mim que apenas tinha conhecimento através da documentação e dos mapas.
Posted by Picasa

Sem comentários: