Adsense

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CIDADES E LUGARES 521 A 524. TAMPERE/FINLÂNDIA

Tampere é uma cidade para Norte que dista cerca de 153 quilómetros de Turku e 166 de Helsínquia.
É uma cidade com uma larga história industrial, hoje de tecnologia moderna e de muitos eventos culturais.
Tem uma considerável dimensão e a sua posição de confluência de vários lagos concedem-lhe uma beleza singular.
Não é, todavia, uma cidade fácil para ter acesso aos locais de maior interesse, uma vez que tudo se encontra muito disperso.
Ao contrário de muitas outras cidades não tem um centro histórico consolidado, de visita obrigatória e com distâncias curtas entre os locais visitáveis. O importante, por isso mesmo, é tentar um estacionamento no centro e dispor-se a percorrer a cidade durante umas cinco/seis horas.
A arquitectura de Tampere é uma mistura de vários estilos que a tornam elegante.
A Catedral, construída no início do Século XX, a Igreja Ortodoxa (foto 2) que é um exemplar de primeira qualidade do estilo neobizantino, os vários edifícios da praça principal (foto 1) onde se encontra a Câmara Municipal e o teatro, conjugados, também, com o centro da cidade de grande vivência comercial, dão um toque harmonioso e agradável à cidade.
Enfim, uma cidade interessante mas que, pessoalmente, não regressaria. Ao contrário de outras que ficam na memória. De qualquer forma, com uma boa preparação prévia da viagem e se objectivo for itinerante, sem a preocupação de regressar no próprio dia ao local de alojamento, desta minha experiência aconselharia a passar por Tampere mas com uma condição: dirigir-se a dois ou três pontos considerados de maior interesse e seguir viagem. Há, de facto, outras cidades e locais com maior interesse. Pelo menos do meu ponto de vista.

Posted by Picasa

Sem comentários: