Adsense

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CIDADES E LUGARES 525 A 528. TURKU/FINLÂNDIA

Turku é a cidade mais antiga da Finlândia e foi também a sua primeira capital.
Todos os momentos mais importantes estão à beira do rio, desde o excepcional castelo, na zona do porto, até à magnífica Catedral muito próxima da interessante e espaçosa praça principal.
A Catedral é a igreja mãe Luterana e um dos edifícios mais emblemáticos da História da Finlândia. É o Santuário Nacional.
A história da Catedral começa há mais de setecentos anos, quando, no Século XIII, Turku era o principal centro comercial do país. Durante a Idade Média a Igreja foi ampliada várias vezes. A parte superior do campanário foi também ampliada em diversas ocasiões. Em 1827 um grande incêndio destruiu uma parte da cidade e a própria Catedral.
As paredes e os tetos estão repletos de frescos do pintor da corte Robert Wilhelm Ekman, muito considerado por ser o iniciador da arte moderna figurativa finlandesa.
As várias capelas são extraordinárias.
Quanto ao castelo (fotos 2 e 3), construído em 1280, é o maior e mais considerado de toda a Finlândia. É considerado um dos tesouros mais valiosos da Finlândia.
Demora-se cerca de duas horas para percorrê-lo com atenção a todos os cantos e recantos e ao significado histórico desses espaços.
Já na parte final um excelente museu, com cerca de 60 metros de comprimento, com peças muito antigas, lindíssimas e, naturalmente, de grande valor.
Para além destes dois monumentos nacionais, um passeio ao longo do rio torna-se muito agradável bem como pela zona pedonal da cidade, com espaços comerciais de excelente qualidade no que diz respeito aos interiores abertos ao público, como pelo contagiante ritmo sereno com que tudo acontece.
Indiscutivelmente, uma cidade a não perder.

Posted by Picasa

Sem comentários: