Adsense

domingo, 9 de agosto de 2009

CIDADES E LUGARES 513 A 517. HELSÍNQUIA/FINLÂNDIA

Dividi a visita a Helsínquia em duas partes: a primeira dedicada ao centro histórico; a segunda, à fortaleza marítima de Suomenlinna e, ainda, a alguns monumentos considerados muito importantes.
Hoje, comecei pela notável Catedral Ortodoxa de Uspenski onde assisti a uma grande parte de um serviço religioso. A catedral foi finalizada em 1868. Trata-se da maior catedral ortodoxa da Europa Ocidental. A sua decoração constitui um dos exemplos mais destacados da influência russa na história da Finlândia – em 1809 a Rússia conquistou a Finlândia e, em 1917, tornou-se independente.
Depois, segui para a outra Catedral de Helsínquia (Luterana), com toda a sua fachada branca e imponente. A Praça do Senado à sua frente, espaçosa, com uma série de edifícios muito equilibrados do ponto de vista arquitectónico, logo abaixo, o edifício do Conselho de Estado, a Universidade, a Biblioteca Nacional, a Praça do Mercado, o Mercado Velho e o Palácio Presidencial.
Terminei este dia com duas visitas que me encheram: à Igreja de S. João (Johanneksenkirko - Evangélica e ao Sinebrychoff Art Museum. O museu conta com obras de vários pintores clássicos com colecções dos Séculos XVII e XVIII.
Destes primeiros dias de visita impressiona-me a serenidade deste Povo (este sim, um Povo Superior), a sua educação e cortesia, a sua cultura e a qualidade de vida que desfrutam e o civismo.
Ando por estas bandas há três dias e não vi um único polícia nas ruas. Há sinais que caracterizam a
organização social. Este, porventura, é um deles. Na estrada, cumpre-se, escrupulosamente, as velocidades indicadas. Há um irrepreensível respeito pela imposição dos 40, 50, 60 ou 120 quilómetros, no máximo, no caso das auto-estradas. Tal como acontece em outros países que visitei, aqui, nos supermercados não vendem bebidas alcoólicas. Existem, poucos, espaços comerciais especialmente vocacionados para essa venda. Interessante e importante.
Teria muito para dizer. Ficará para outra oportunidade.
Posted by Picasa

Sem comentários: