Adsense

domingo, 2 de agosto de 2009

DEMOCRACIA NO ABISMO

Vivemos um tempo de eleições. A propósito desta luta entre projectos partidários tenho vindo a falar com vários amigos com opções políticas diversas, melhor dizendo, da direita à esquerda. Todos são unânimes em dizer que hoje experimentam muito mais dificuldades em elaborar uma lista de candidatos do que em actos eleitorais anteriores. As dificuldades são crescentes. Por múltiplas razões, os anos passam-se e as pessoas menos capacidade ou possibilidade evidenciam para, de uma forma voluntária e aberta, responderem aos desafios que se colocam no quadro de uma cidadania activa. Há partidos, com responsabilidades face ao seu historial, que não vão apresentar listas em todos os concelhos, assembleias municipais e juntas de freguesia, inclusive, estão confrontados com a repetição de candidatos em várias listagens para disfarçar este desconforto sinónimo de pouca adesão aos seus projectos.
Mas esta situação arrasta consigo outras leituras mais profundas. No essencial, perguntar-se-á, porque motivo isto está a acontecer. Trinta e cinco anos depois de Abril de 1974, era expectável, no mínimo, duas coisas: primeiro, uma exemplar maturidade democrática do povo; segundo, decorrente da primeira, uma assumida liberdade cívica de participar sem qualquer receio de eventuais represálias ou olhos enviesados. Mas não é isto que está a acontecer. O que na prática se verifica é que há um crescente medo e receio de participar. Aliás, começa a ser vulgar, em grupo diversificado, quando a discussão se torna mais acesa, alguém olhar em volta para verificar se porventura estão a escutar. E se lá no meio está alguém adepto do poder instituído, aí o problema ainda é mais sensível. Falo com conhecimento vivido, eu que, perdoem-me a expressão, estou-me nas tintas para quem está a ouvir o que digo. Situações que me fazem lembrar outros tempos de má memória, de bufos e quejandos.
O problema é que isto que está a acontecer na nossa sociedade, de forma branda, é intencional. A maioria política, paulatina e criminosamente, por múltiplos canais, condicionou a população, condicionou os jovens desde os bancos da escola, utilizou todos os meios para que tudo girasse em redor de um homem, de uma imagem, de uma palavra e de uma política. Secou tudo à sua volta. E hoje, os mais antigos, os que sofreram no tempo da ditadura, estão velhos, cansados e assumem que estas já não são lutas para eles; os mais novos, salvo raras excepções, sentem que se torna necessário alguma moderação se não quiserem ver condicionados os caminhos do futuro profissional.
Este quadro é dramático e terá, inevitavelmente, consequências muito graves na construção de uma sociedade livre, respeitadora uns dos outros, verdadeiramente democrática e, portanto, com capacidade de ganhar os grandes desafios que tem pela frente. E o PSD-M, culpado da situação que está criada quer mais Autonomia. Pergunto: com que intenção? Trata-se, de facto de um paradoxo e de um assunto que merece muita reflexão e debate. Antes que tarde se faça.

Sem comentários: